Padre Marcos celebra a 105ª festa de Santo Antônio

A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira, 13, a festa de um dos santos mais populares do Brasil, Santo Antônio, conhecido como ‘santo casamenteiro’. No município de Padre Marcos, a única do Piauí que leva o nome de um padre, a tradição religiosa se repete há 105 anos.

Após 13 noites de missa em preparação para festa, refletindo sobre o tema “Santo Antônio: instrumento de Cristo a serviço dos sofredores”, hoje, uma multidão de fiéis, pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, debaixo de sol forte, em um gesto de fé e devoção, lotaram a praça em frente a Igreja Matriz para participar da missa solene.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José, e concelebrada pelos  padres Fernando Amando, pároco local, Antônio Ismael, da Paróquia de Alegrete,  Miguel Feitosa, da Paróquia de Simões, Pio Feitosa, da Paróquia de Marcolândia, e Francisco Berto, da área pastoral de Curral Novo do Piauí.

Após a missa, a multidão caminhou em procissão pelas ruas da cidade com a imagem do santo padroeiro, uma manifestação de fé e devoção. A celebração encerrou com a bênção do Santíssimo Sacramento, um momento de profunda oração.  Em seguida  foram distribuídos pães  entre os fiéis, a exemplo, de um gesto de Santo Antônio, quando distribuiu o pão aos pobres.

Fonte: Cidades na Net

%d blogueiros gostam disto: