Wellington Dias Inaugura Unidade de Cuidados Intermediários na Evangelina Rosa

O governador Wellington Dias inaugurou, desta segunda-feira (1º), a Unidade de Cuidados Intermediários para Recém-Nascidos Modalidade Canguru com novos vinte leitos na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). A vice-governadora Regina Sousa, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto; e o diretor da maternidade, Francisco de Macedo, acompanharam a entrega do equipamento público que deve melhorar a saúde da parturiente e do bebê. 

   Foto: Divulgação/Ccom

“Nosso objetivo é garantir uma condição de melhora e estamos trabalhando com muito carinho e dedicação. Os novos leitos vêm para ajudar a reduzir o número de mortalidade infantil e de gestantes no estado. Queremos continuar descentralizando a saúde do Piauí e aumentar nosso Índice do Desenvolvimento Humano (IDH). Hoje demos um passo mais importante e, em breve, teremos uma nova maternidade que será mais um ganho para os piauienses”, garantiu o chefe do Executivo piauiense. 

Segundo o diretor da maternidade, os leitos canguru são essenciais para a recuperação do recém-nascido. “Geralmente o bebê prematuro vem ao mundo com baixo peso, a unidade canguru vai então prepará-lo para chegar ao peso adequado e, assim, ir para casa com a mãe sem maiores problemas”, explicou Francisco Macedo.  

Regina Sousa também reforçou a importância do cuidado da mãe e do bebê. “É mais um passo para a melhoria do nosso IDH. A Maternidade Dona Evangelina Rosa ainda é uma referência e a mulher piauiense pode contar com ela até que a nova maternidade fique pronta. Vamos continuar trabalhando para que a qualidade de vida seja uma realidade”, disse a vice-governadora.

Florentino Neto informou que foram investidos R$ 150 mil, recursos próprios do Estado, e que uma nova ala da maternidade deve ser reformada com início ainda este mês. “Estamos reformando a MDER dentro de um projeto consistente e assíduo de intervenções para que possamos cuidar desse local sem perder de vista a nova maternidade. Vamos oferecer uma boa assistência aqui até o dia em que a outra unidade seja concluída e entregue para a população”, afirmou o gestor. 

   Foto: Divulgação/Ccom
%d blogueiros gostam disto: