Prefeitura implantará o primeiro Centro de Reabilitação Fisioterápica a pacientes recuperados da Covid-19 em Altos

A Prefeitura de Altos por meio da Secretaria Municipal de Saúde trabalha na conclusão do primeiro Centro de Fisioterapia para atender pacientes recuperados mas que ficaram com sequelas em decorrência da Covid-19. O objetivo principal será realizar, enquanto durar a pandemia, o serviço de reabilitação fisioterápica respiratória em pacientes que se recuperaram do coronavírus.

O Centro de Fisioterapia para recuperação de pacientes pós-covid será o primeiro a ser instalado no município de Altos com uma equipe formada por cinco fisioterapeutas trabalhando em regime de escala onde dois farão atendimentos por dia. Cada fisioterapeuta terá condição de atender até 4 ou 5 pacientes por vez em equipamentos diferentes sendo atendidos até 10 pacientes por dia. O uso de equipamento feito entre um paciente e outro obedecerá um intervalo de duas horas para higienização.

Serão utilizados equipamentos como almofadas, shackers (aparelho que combate o acúmulo de secreções pulmonares), respiron e outros.

Os pacientes pertencentes a Altos que receberem alta de hospitais de Teresina ou do Instituto de Saúde José Gil Barbosa e que necessitar do atendimento de reabilitação serão encaminhados para a avaliação de um fisioterapeuta que vai definir um plano de tratamento individualizado conforme necessidade e quantas sessões o paciente terá que realizar.

“Cada paciente é um caso. A maioria dos casos relatados pelos nossos pacientes é de problema pulmonar.  Alguns ficaram com outras debilitações como problemas de locomoção e também faremos esse atendimento, mas o foco será a reabilitação cardiopulmonar”, relata a fisioterapeuta da equipe Luma Pessoa. Atendimentos serão agendados com hora marcada para evitar aglomerações. O Centro de Reabilitação Fisioterápica funcionará ao lado do Instituto de Saúde José Gil Barbosa, na Rua Dom Avelar, onde funcionou o Centro de Testagem.

%d blogueiros gostam disto: