Trabalhos de conscientização contra dengue

A Prefeitura Municipal de Altos realiza trabalho preventivo e de conscientização da população altoense contra a dengue (Aedes Aegypti). Visita às casas com intuito de orientar e prevenir as famílias sobre os cuidados básicos é feito diariamente pelos agentes de endemias do município.

Altos conta com 16 agentes municipais de endemias e mais 5 agentes de endemias federais. Cada agente visita uma média diária de 35 a 40 imóveis. O município registra aproximadamente 18 mil imóveis legíveis. Até a segunda semana de abril está previsto a conclusão do 1º ciclo preventivo, que visita todas as áreas da cidade.

“Nosso trabalho é também o de conscientização das pessoas. Fazemos o tratamento de depósitos com água usando larvicida e eliminando os possíveis pequenos depósitos que acumulam água sem deixar de pedir a contribuição da população, que evitem deixar água parada em reservatórios porque isso atrai o mosquito da dengue e com ele doenças”, alertou o Agente de Endemias, João Paulo Fernandes.

A cada ano são realizados 6 ciclos anuais. E em cada ciclo são visitados todos os imóveis da cidade quando o Levantamento do Índice da Presença do Aedes Aegypti (LIRA). Larvas presentes nas caixas e outros reservatórios são coletadas para aferir o índice. Pneus velhos em oficinas e borracharias para evitar o acúmulo de água são regularmente coletados.

Outras ações

Os Agentes de Endemias também trabalham na busca ativa de cães com Leishmaniose. Exames são feitos regularmente e cães que testarem positivo recolhidos. Mais recentemente, no mês de fevereiro, a Prefeitura de Altos promoveu vacinação antirrábica de quase 8 mil cães e gatos em todo município com a ajuda dos agentes de endemias.

%d blogueiros gostam disto: