Parque de exposições do Piauí é revitalizado para receber a Expoapi

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) concluiu a obra de revitalização e modernização do Parque de Exposições Dirceu Mendes Arcoverde, localizado na BR-343, em Teresina. Com as melhorias implantadas no local, ele está pronto para voltar a receber eventos e o primeiro deles será a realização da 70ª edição da Feira Agropecuária Expoapi, uma das mais tradicionais do Piauí.

O parque, que conta com quase 60 mil m², passou por reforma, revitalização e modernização completa do espaço. Como o local está quase dois anos sem realizar atividades com o público, o trabalho começou pela limpeza, capina e remoção de entulhos.

Em seguida, foram recuperados os pavilhões de exposição de animais, bem como o palco, o restaurante e toda a área destinada a eventos. A obra ainda executou reparos na rede de drenagem, elétrica e em toda a iluminação do parque, além da troca da cobertura de alguns dos galpões da área destinada a guardar os animais em exposição. Foram reformados também os oito pavilhões e construídos mais dois, todos contendo uma sala para promover as negociações entre os produtores participantes da feira.

Nesta segunda-feira (29), uma comitiva do governador Wellington Dias visitou as novas instalações do Parque de Exposições durante um café da manhã que marcou o pré-lançamento da Expoapi 2021 e celebrou os 70 anos da feira.

“Executamos essa obra dentro do prazo previsto e hoje entregamos um parque pronto para receber um dos eventos agropecuários mais importantes do Piauí, que contribui com uma das nossas maiores potencialidades, que é a agropecuária. O local está completamente revitalizado e com estrutura pronta para receber o público e os animais expostos com todo o conforto e segurança”, destacou o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral, durante o evento.

O governador Wellington Dias destacou que cerca de 5.500 animais passarão pelo parque de exposições e a expectativa é de que 600 produtores participem do evento. “Esse será desafiador por ser um evento-teste, mas todas as precauções estão sendo tomadas. Já temos criadores de 18 estados confirmados, que nos trarão mais conhecimentos e que nos permitirão melhorar a forma de trabalho. A Expoapi tem um grande peso na economia do estado e será importante nesse momento”, afirmou o governador Wellington Dias.

Serão movimentados no evento cerca de R$ 40 milhões, segundo o secretário da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fontelles. “O Governo do Estado investiu na recuperação do parque cerca de R$ 1 milhão, com o objetivo de fomentar essa feira que representará a melhoria da qualidade da nossa pecuária. Essa edição será a maior de todas”, frisou o secretário.

A Expoapi é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Agronegócio (Seagro), e pela Associação Piauiense dos Criadores de Zebu (APCZ). Depois de dois anos sem acontecer, devido à pandemia da covid-19, o evento retornará a partir deste fim de semana, entre os dias 5 e 12 de dezembro.

%d blogueiros gostam disto: