Equipe do MEC visita Piauí para conhecer de perto experiências educacionais do estado

A equipe da Coordenação Nacional do Curso de Pós graduação Lato Sensu Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, com representantes da Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) está visitando o Piauí para conhecer de perto a experiência do curso e a política educacional do Estado. O curso é ofertado para professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em Teresina, Piripiri, Oeiras e Bom Jesus.

A diretora da Unidade Técnica e Profissional da Seduc, Adriana de Moura Silva, destaca que a formação de professores que atuam na Educação Profissional, sobretudo para os que não possuem formação pedagógica, como é o caso dos bacharéis e tecnólogos, representa um passo importante para o processo de qualificação da oferta de Educação Profissional, que é muito diversificada.

“A expertise da Seduc, adquirida na experiência piloto fomentada pelo Ministério da Educação, nos habilita na continuidade desse processo de formação. Para tanto, a Seduc já manifestou interesse em ampliar o número de vagas na segunda oferta que será realizada em 2022 e já iniciou o processo de planejamento de uma oferta estadual em parceria com a Universidade Estadual do Piauí através do Centro de Formação Antonino Freire, o CEFAF”, relata a diretora.

Para Paulo RobertoWollinger, Coordenador Pedagógico da Pós Graduação em Docência para a EPT (IFSC) que participou, nesta segunda-feira (13/12), das visitas ao Polo UAB de Piripiri e Teresina e da reunião com coordenadores de polo e Coordenação Estadual, Foi um privilégio visitar  os polos.

“O grupo veio verificar esse case de sucesso que o Piauí é para o Brasil. Piripiri, por exemplo, tem um desempenho fantástico e não poderíamos deixar de prestigiar esse polo que forma tantos professores para educação profissional”, observa o coordenador.

A aluna do curso de especialização, professora Maria Helena Teles, elogia a implantação do curso que trouxe mais qualificação para os professores da rede.

FOTO: ARQUIVO PESSOALProfessora Maria Helena Teles

Professora Maria Helena Teles

“É um curso de grande importância para nós, professores, e agora formadores nessa etapa de finalização. Aqui hoje estamos nesse encontro para agradecer a todos que colaboraram para que esse curso de excelência chegasse até a gente”, enfatiza.

Conheça a experiência do Curso de Especialização

O estado do Piauí ofertou 160 vagas, por meio do Edital 46/2020 e Edital 09/2021, para ingresso no curso em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT), sendo 40 vagas para o Polo de Teresina, 40 vagas para o polo de Piripiri, 40 vagas para o polo de Oeiras e 40 vagas para o polo de Bom Jesus.

“O objetivo da especialização é capacitar os professores para lecionar em cursos de educação profissional e tecnológica, em especial de nível médio, com a premissa de construir capacidades para o uso de tecnologias na educação a distância. Dos 143 alunos que efetivamente iniciaram o curso, 121 estão em fase de apresentação do Trabalho Final do Curso, representando uma taxa de aprovação de 84,5%”, afirma ainda Adriana Moura.

Fonte: Seduc-PI

%d blogueiros gostam disto: