INMET alertar estado do Piauí sobre fortes chuvas

Foi emitido neste domingo dia 02 de janeiro de 2022, novo alerta laranja pelo INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA (INMET), falando sobre a possibilidade de um aumento intenso das chuvas no Estado do Piauí, nas próximas 24horas. Segundo o aviso poderão ocorrer chuvas de 100 milímetros/dia, com ventos fortes de até 100 km/h.

O INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA a firma que haverá risco de falte de energia devido ao grande risco de queda de arvores, alagamentos e descargas atmosféricas.

Os municípios que fazem fronteiras com o Estado do Ceara e Pernambuco o alerta e dobra e também de cor amarela, com possibilidades de muita chuva de até 50 milímetros/dia nas próximas horas.

Os comunicados reforça as previsões que já vinham sendo realizadas deste o ano passado. A capital Teresina chegou a um pico de 110 milímetros de chuva, a quarta maior precipitação do país em 2022.

Transtornos

As fortes chuvas têm causado transtornos em vários municípios piauienses nos primeiros dias de 2022. Em Teresina, um chef de cozinha morreu após o carro em que ele estava ser arrastado para dentro de um grotão no bairro Satélite, zona Leste.

Na Avenida Homero Castelo Branco, vários carros foram arrastados pela força da correnteza e motoristas precisaram ser ajudados por populares que passavam pelo local.

No bairro Mafrense, zona Norte, famílias tiveram que deixar suas casas após a o nível de uma lagoa subir e invadir os imóveis. Até o final da manhã deste domingo, a Defesa Civil contabilizava mais de 50 famílias desabrigadas na região.

Decreto 

Ainda na manhã deste domingo, o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB), anunciou que irá decretar situação de emergência em Teresina por causa das fortes chuvas. A ideia é fortalecer as ações de auxílio às famílias afetadas e agilizar os trabalhos para evitar novos transtornos causados pela chuva.

%d blogueiros gostam disto: