Defesa Civil intensifica monitoramento e faz abordagens preventivas em Teresina

A Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF) tem intensificado o monitoramento em áreas de risco de Teresina, principalmente durante este período chuvoso. Em visita realizada ao residencial Pedro Balzi, região do Bom Princípio, Zona Sudeste da capital, equipes da SEMDEF, juntamente com os Bombeiros Civis, estiveram no local alertando a população sobre os riscos de desabamentos e deslizamento de terra.

“O residencial Pedro Balzi requer uma atenção, pois é uma região com muitas encostas de terras, o que pode provocar desabamento. Em casos de chuvas fortes, é necessário que os moradores deixem imediatamente suas casas, pois aumentam os riscos de deslizamentos de terra”, alerta o secretário da SEMDEF, Carlos Ribeiro.

A população deve ficar atenta às estruturas dos imóveis: rachaduras nos terrenos, muros ou paredes; estalos em blocos de rochas ou surgimento de trincas; água mais barrenta do que de costume; inclinação de postes e árvores são sinais de que a residência pode estar comprometida.

“No período chuvoso, a atenção deve ser redobrada. Além de orientar e prestar assistência aos teresinenses, devemos ficar atentos aos pontos de alagamentos, enchentes e deslizamentos”, afirma o secretário.

Ações preventivas para evitar deslizamento de terra:

• Não construa próximo a barrancos. Quanto maior for a distância que você deixar, maior será a segurança para a sua moradia;
• Não jogue lixo nas encostas;
• Não jogue água de pia, tanque ou chuveiro nas encostas. Além de contaminar o solo, umedece a área e aumenta o risco de deslizamento;
• Não destrua a vegetação das encostas. Plantas com raízes maiores, gramas e capins ajudam na fixação do solo.

Saiba como agir:

• Saia imediatamente do local;
• Procure abrigo em lugares sem perigo de deslizamento;
• Não se arrisque sem necessidade, não entre no local do deslizamento, somente pessoas especializadas em salvamento podem entrar.
• Informe a Defesa Civil. Ligue 199 ou (86) 3223-7366. O atendimento é 24h, todos os dias da semana.

%d blogueiros gostam disto: