Prefeitura de Altos anuncia 50% no piso salarial dos professores

Em reunião com o Magistério que reuniu dezenas de professores da rede municipal de ensino de Altos, na manhã desta segunda-feira (07), no Centro Administrativo, o prefeito Maxwell da Mariínha anunciou sob fortes aplausos o pagamento de 50% no piso salarial da classe, um dos maiores do estado e do país. O prefeito segue emplacando grandes conquistas para a Educação em Altos. Em dezembro realizou o pagamento de um dos maiores abonos salariais do Brasil chegando a pagar R$ 38 mil a professores do município.

“Os professores são referência em qualquer sociedade no mundo e sigo procurando o melhor para a nossa Educação. Esse foi o meu propósito desde antes de me tornar prefeito, pois tenho uma mãe professora e assim aprendi do berço a valorizar a classe que gera médicos, advogados, enfermeiros, todos aqueles profissionais que servem à nossa sociedade. Investir na Educação é pensar nos professores, nas crianças, nos adolescentes e no futuro da nossa cidade”, discursou o prefeito Maxwell da Mariínha.

Estiveram na reunião representantes do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserm), na pessoa da professora Ivonete Delfino; o vice-prefeito Cláudio Pereira; a secretária de Educação Sônia Lira; e os vereadores Jaifran do Povão, Andrea Amaral, Hélio Inácio, Gerson Fernandes e Natan dos Projetos. Também os secretários de Administração, Dowglas Borges; de Finanças, João Campelo; e de Agricultura, Paulo Pires.

“Queremos agradecer ao prefeito Maxwell da Mariínha por apostar na Educação como nenhum prefeito em qualquer outro tempo fez em Altos, com grandes realizações em tão pouco tempo e que colheremos muitos frutos no futuro, podem apostar”, disse a secretária de Educação Sônia Lira.

Nucleação 

O município de Altos pela primeira vez discute a nucleação de escolas, adaptação necessária a se realizar até o ano de 2023 pelo Ministério da Educação. “Nucleação significa qualidade de ensino, não teremos escolas fechadas, disporemos de contra-turnos, internet nas escolas nucleadas, e professores qualificados. Quem discute hoje contra essa realidade é porque não teve coragem de fazer quando pode e só pensa em politicagem esquecendo da Educação de qualidade que deve ser ofertada às crianças e jovens altoenses. Sentimos as comunidades, conversamos com pais de alunos e fomos bem recebidos por onde passamos após as famílias entenderem esse grandioso projeto. Os pais querem seus filhos lendo e escrevendo, passando no Enem, entrando no Colégio Militar. Uma Educação assim, atenta aos anseios, muda a realidade de qualquer lugar”, destacou a secretária de Educação Sônia Lira.

A vereadora Andrea Amaral disse que é importante defender a qualidade de ensino das crianças altoenses. “Estou com você prefeito Maxwell. Se é para atender a melhor qualidade de ensino dos altoenses eu vou defender e propagar essa ideia”, disse.

O Vereador Jaifran do Povão lembrou que é um defensor dos professores e da Educação. “Sou filho de professora e sei qual é a dificuldade de ser professor no Piauí. Recentemente denunciei o descaso com o colégio estadual e histórico em nosso município Afonso Mafrense, que encontra-se em risco de desabamento. Precisamos ter mais atenção com a Educação. Como uma criança pode aprender misturada com outras crianças de outras séries mais elevadas? A nucleação vai sanar esse problema e trazer inúmeras oportunidades para crianças e jovens altoenses. Estou com você prefeito”, frisou.

Vereador Gerson Fernandes também se mostrou a favor da nucleação de escolas. “A Educação de Altos está em boas mãos, com excelentes quadros e digo que em breve minha filha sairá do ensino particular para o público em Altos. A Educação em Altos é uma das melhores do Piauí”, ressaltou.

O vereador Hélio Inácio lembrou que quem discursa contra a nucleação aposta no quanto pior melhor. “Aqueles que apostam no quanto pior melhor vão ser contra a nucleação e claramente não querem o bem do nosso município e das nossas crianças. Vão em frente Secretaria de Educação que estaremos para apoiar o que for melhor para a Educação de Altos”, concluiu.

Já o vereador Natan dos Projetos endossou. “Sou filho de agricultores, tive oportunidade de ter bons professores na comunidade Novo Brejinho, e hoje faço um curso superior e sei da significativa importância da nucleação. Nós precisávamos de um gestor como o prefeito Maxwell, que visse com bons olhos a Educação para as pessoas da zona rural. Eu abraço essa causa com toda equipe da Semed e com o prefeito. Toda mudança causa estranheza, mas esta tenho certeza que será o melhor para a Educação das nossas crianças. Não existe médico, advogado e enfermeiro sem professor”, defendeu o parlamentar.

O vice-prefeito Cláudio Pereira criticou a postura dos que desconhecem o tema de forma aprofundada e fazem críticas. “Precisamos de mais informação a cerca do tema que é importante para a comunidade, para os nossos estudantes, do que ficar criticando gratuitamente. Esses que criticam fazem errado porque desconhecem o assunto e desinformam a sociedade. Vamos defender a nucleação porque os professores acreditam e nós acreditamos”, disse.

O prefeito Maxwell da Mariínha encerrou a reunião sob fortes aplausos dos professores em nome de quem agradeceu o apoio. “Quero agradecer a cada um professor e professora que apoia a nucleação. Estamos oferecendo igualdade para as nossas crianças e jovens. Precisamos pesar as condições reais e a nossa realidade e o momento exigem a nucleação que com certeza será benéfica. Os municípios de José de Freitas e Palmeiras são exemplos que dão certo, para ficar aqui por perto. E quero colocar Altos na Rota da Educação. Contamos com 293 professores efetivos e 30 diretores, profissionais altamente capacitados para exercerem o mister de educar os seus alunos. Esses professores são o nosso diferencial para entregar às crianças e jovens altoenses a melhor Educação”, concluiu.

%d blogueiros gostam disto: