Prefeitura de Teresina realiza eventos juninos nos parques da cidade

Grupos culturais em apresentação no Parque da Cidadania de Teresina. Foto: (Ascom/Semam)

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) realizou ações em eventos promovidos pela Prefeitura de Teresina, que aconteceram em diversos parques da cidade.

O Arraiá Popular, por exemplo, foi realizado no Parque da Cidadania, e contou com uma estrutura e decoração que encantaram o público presente nos dois dias de evento, promovido pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC).

“Tivemos muito orgulho em ver o Parque da Cidadania sediando uma festa tão emblemática. Além de marcar a volta dos eventos juninos presenciais da Prefeitura, após dois anos de pandemia, foi especial ver a sintonia entre o prefeito, Dr. Pessoa, e a equipe da FMC, representada pelo presidente Ênio Portela, na realização deste projeto”, comenta Luís André, secretário do Meio Ambiente.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, pediu à direção da Fundação Monsenhor Chaves, que fizesse uma programação que valorizasse a cultura piauiense, privilegiando quadrilhas juninas, bumba-meu-boi, forró pé de serra, comidas típicas, etc.

Mudas e pets em desfile

A Semam também realizou ações de doação de mudas de plantas frutíferas durante o I Arrasta Pet, evento junino voltado para cães e seus tutores promovido pelas empresas DoctorVet e DoctorPet, de saúde e produtos veterinários.

A gerente do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), Naisis Castelo Branco, comenta sobre sua participação no evento. “Adoramos o convite e nos sentimos em casa. Não somente por estar em um de nossos parques, mas também pelo fato de os amante doa animais serem geralmente mais sensíveis às causas ambientais”, fala Naisis.

Com o apoio de empresas ligadas ao mercado pet, o evento reuniu dezenas de pessoas e incluiu concurso canino de fantasia junina.

Já o Parque das Crianças, na zona Leste, recebeu o Arraiá do Seu Joaquim, parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) com a SEMAM.

O nome do arraiá foi uma homenagem ao macaquinho que virou mascote das ações da Semec no parque. O evento teve a participação da banda Curumim e organização por Janaína Moura, coordenadora das ações educativas da SEMEC.

Participaram cerca de 200 crianças de seis Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), que se reuniram em jogos, brincadeiras e uma farta mesa com comidas típicas do período junino, além de apresentações de quadrilhas juninas e danças folclóricas como o carimbó.

O Parque das Crianças é o caçula da SEMAM e tem se tornado o playground verde dos pequenos, desde que – quase à mesma época da inauguração, em fevereiro deste ano —, passou a receber às terças e quintas, o projeto de Janaina Moura, que leva alunos de escolas municipais para vivências ambientais.

“Quando assumi a pasta do Meio Ambiente, nosso prefeito frisou a importância de parcerias que priorizem o povo de Teresina. Por isso, atendemos prontamente o chamado das pastas da Cultura e da Educação, como também temos feito parcerias com outras pastas da gestão municipal e empresas privadas”, lembra o secretário da Semam, Luis André.

%d blogueiros gostam disto: