Rafael Fonteles discute propostas para cultura com artistas locais

O pré-candidato a governador pelo PT, Rafael Fonteles, participou de encontro na noite desta terça-feira (05/07) com os artistas do Piauí para debater propostas relativas à cultura. O atual secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, e o ex gestor da Secult, deputado Fábio Novo também participaram do evento. 

Na oportunidade, Rafael apresentou as propostas que já constam no plano de governo, tais como a ampliação do programa Patrimônio Vivo e dos investimentos nas produções de audiovisual, implantação de polos de cultura em todos os territórios de desenvolvimento e o apromoramento do Sistema Estadual de Cultura – SIEC.

O pré-candidato pontuou que o Piauí tem sido um exemplo no fomento à cultura. “De fato conseguimos fazer muito, mesmo na crise, mas precisamos cada vez mais fomentar a cultura, de forma a beneficiar todos os artistas, tanto aqueles que estão começando agora, como os que já tem uma carreira consagrada no Piauí. A cultura é um setor importante que eleva autoestima do piauiense, gera emprego, gera renda e desenvolve a economia”, afirmou Rafael. 

O deputado Fábio Novo afirmou que o Piauí foi um dos poucos estados que conseguiu manter os investimentos em cultura na pandemia por acreditar na relevância do setor para a sociedade. “Quando se tem uma crise o primeiro setor afetado é o da cultura, com corte de gastos, mas o Piauí não seguiu essa tendência na pandemia”. pontuou. Nós dobramos os recursos e projetos, inclusive muitos executados pelo PRO Piauí, que Rafael coordenava. Nós queremos um governador com sensibilidade e que tenha consciência da importância da nossa cultura”, concluiu. 

No encontro, diversos artistas se manifestaram para apresentar sugestões a serem analisadas para a inclusão no plano de governo, tais como a destinação de um valor aos artistas que irão executar o primeiro projeto artístico; a ampliação de oportunidades para os músicos da periferia; a volta dos festivais de músicas no Piauí; um edital específico para que haja a circulação dos projetos dos artistas; dentre outros.

%d blogueiros gostam disto: