Firmino: Teresina recebe ônibus climatizados no ano da mobilidade

Mais uma etapa do processo de modernização do transporte público de Teresina está sendo posta em prática. O prefeito Firmino Filho entregou hoje (13), 12 novos ônibus climatizados e outros 13 coletivos, garantindo mais conforto aos usuários.

Segundo o prefeito, esse é um momento histórico para Teresina. É a primeira vez que a capital passa a contar com uma frota climatizada, nas linhas convencionais. “Esse é um marco histórico para a cidade. Estamos estruturando o transporte público da nossa capital. Além da climatização da frota, estamos construindo corredores exclusivos para ônibus, pavimentando as vias, sobretudo aquelas que são rotas do transporte público, construindo terminais de integração. Estamos dando os primeiros passos, de forma planejada para que os teresinenses possam ter um transporte público de qualidade”, reforçou o prefeito, destacando que, ao final do processo, todos os ônibus das linhas troncais (que fazem as rotas dos terminais de integração ao centro da cidade), estarão climatizada. “Isso corresponde à 40% da frota”, completou.

O prefeito lembrou que a frota de veículos da capital triplicou nos últimos anos e que isso tem dificultado a mobilidade urbana. Firmino lembrou que a administração municipal tem dado seguimento ao Plano Diretor de Transporte Público, com um conjunto de intervenções e destacou que agora, em 2016, muitas das mudanças planejadas estão sendo concretizadas. “Estamos afirmando, sem medo de errar, que 2016, é o ano da mobilidade, pelo conjunto de obras e intervenções que estamos realizando nessa área”, frisa.

Nessa primeira etapa, os veículos com ar condicionado estão sendo colocados na zona Sul de Teresina, principalmente nas linhas diametrais e circulares. Porém, a substituição dos coletivos é uma medida constante.  Os ônibus novos atendem às linhas 170 (Diametral-Poti Velho/Bela Vista), 270 (Diametral-Mocambinho/Porto Alegre), 360 (Diamentral-Mocambinho/ Promorar),  618 (Promorar-Shopping/Miguel Rosa), 615 (Sacy-Shopping/Miguel Rosa) e 723 (Rodoviária Circular I).

Para José Alves de Sousa, mais conhecido como Balalão, liderança comunitária da zona Sul de Teresina, a entrega dos ônibus climatizados é um sonho antigo da comunidade. “Essa luta é da comunidade. A zona Sul se mobilizou para que esse sonho se tornasse realidade. Por isso também estamos muito otimistas com a construção também do Terminal de Integração do Parque Piauí, que deverá melhorar ainda mais o transporte na nossa região. Por isso, pedimos, que a Prefeitura leve essa obra a diante”, reforçou.

O superintendente da Strans, Carlos Augusto Daniel, destacou que esse é um investimento que já estava previsto no edital de licitação. “O investimento é mais uma das medidas da Prefeitura de Teresina para a modernização e renovação da frota. Assim, os ônibus atenderão a um grande número de pessoas, circulando em todas as zonas da cidade. Com ônibus mais novos, também melhoramos a qualidade dos serviços prestados aos usuários”, ressalta, ele, destacando que a frota do transporte público da capital conta com 444 veículos.

Esse novo capítulo do transporte público da capital também tem como protagonistas os terminais de integração. A Prefeitura está construindo dois por região. O terminal Livramento está sendo finalizado e, imediatamente após a entrega da obra, a população da zona Sudeste deverá utilizar o terminal. Também estão em fase avançada as obras os terminais do Bela Vista e do Bradesco. Os da zona Leste serão os últimos a serem finalizados.

Também integram o Plano Diretor obras de construção das faixas e corredores exclusivos para que os ônibus trafeguem sem concorrer com os demais veículos. Essa medida tem como finalidade diminuir o tempo das viagens.  Quando o passageiro sair do bairro ele pegará um ônibus das linhas alimentadoras até o terminal de integração. Lá ele muda para um outro das linhas troncais, equipados com ar condicionado, tendo mais conforto para chegar até o centro da cidade.

Fonte: JL/Assessoria