Professor Cosme Gilson completa 72 anos e é abraçado por muitos

Nesta Terça-feira, 29 de Março, Água Branca e os muitos amigos do professor Cosme Gilson Perfeito, festejam seu aniversário de 72 anos de idade. Nascido em Pedro II, cidade serrana piauiense localizada na divisa com o estado do Ceará, filho de Manoel Perfeito e Júlia Barros, em 1976 foi enviado pelo então governador Dirceu Mendes Arcoverde para trabalhar no Complexo Regional de Educação, cuja sede ficava em Água Branca e comandava 16 cidades da Região do Médio Parnaíba Piauiense.

 
Em Água Branca, logo Cosme Gilson tornou-se uma referência na área da educação, cultura e inteligência, sendo convidado para lecionar na CNEC as matérias de filosofia, educação física e matemática. Mais tarde assumiu também as cadeiras de contabilidade e psicologia.
 
Homem de sociedade,  esteve sempre à frente de grandes iniciativas em Água Branca que visassem o bem-estar social e o progresso do município. No esporte também ganhou notoriedade, tornando-se  o primeiro presidente da  Liga de Esporte de Água Branca, mais tarde Liga de Esporte do Médio Parnaíba. Foi técnico de futebol  amador durante um bom tempo, tendo exercido essa profissão pela primeira vez dirigindo o Guarani, clube de Água Branca. Foi também o idealizador e ajudou a fundar a Liga de Árbitros do Médio Parnaíba. Ainda na área esportiva em Água Branca,  foi o primeiro diretor do Ginásio de Esporte Polivalente João Tataíra, fomentando a paixão dos aguabraquenses pelo futsal e levando a Seleção de Água Branca a disputar campeonatos piauienses da modalidade.
 
Como presidente do SINTE, ajudou a então prefeita de Água Branca, Luzia Beserra Sales a trazer um campus da UESPI – Universidade Estadual do Piauí para Água Branca, qualificando mais de 550 profissionais, sendo Cosme Gilson um dos professores e coordenadores da instituição.
 
Pelos relevantes serviços prestados a comunidade aguabraquense, Cosme Gilson Perfeito recebeu da Câmara Municipal honroso título de cidadania, guardando o diploma como uma das joias da sua vida, tamanho é o amor que nutre pela cidade e seu povo.
 
Ativista político em Água Branca e cidades da região, é presença sempre avistada nos movimentos sociais da cidade e municípios circunvizinhos. Seus 72 anos completados neste 29 de Março de 2016, podem exatamente ter o número da idade completada investido: “27”… um jovem de 27 anos com a sabedoria e experiência de um  homem de 72 anos.
 
E salve Cosme Gilson, e viva Cosme Gilson!  E viva muito… e que viva muito… pois Água Branca precisa  e merece.
 
FELIZ ANIVERSÁRIO.