Bom Jesus realiza seu 1º Salão do Livro de 19 a 22 de Outubro

De 19 a 22 de Outubro a cidade de Bom Jesus, localizada ao sul do Piauí, terá um encontro com a literatura e cultura, por meio do 1º Salão do Livro de Bom Jesus–SaLiBom. O evento que será realizado pela Fundação Quixote, Secretaria Estadual de Cultura e Universidade Federal do Piaui, vai acontecer  no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) da UFPI.

O Salão do Livro de Bom Jesus contará com a participação de palestrantes nacionais, dentre eles, o professor, José de Nicola, o escritor e cantor, Tico Santa Cruz, o mestre em Teologia Dogmática, Dom Ramon Carrozas e o jornalista, Gustavo Lacombe. Dentre os palestrantes locais estão, os professores, Cineas Santos, Luiz Romero, Wellington Soares, Jasmine Malta, Isaque Folha e o escritor, Eneas Barros.

O evento terá uma programação diversificada com palestras, seminários, oficinas para crianças, fóruns temáticos, exposição de arte e cultura, onde artistas da terra farão apresentações musicais e de dança.  Além da Exposição Coronelismo Eletrônico, da edição do Salão Medplan de Humor, Exposição em comemoração ao Centenário do precursor da arte santeira no estado, o Mestre Dezinho, oficinas de contadores de histórias e de Mamulengos, show cultural com duas bandas a cada noite, dentre outras atividades.

Segundo Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, o objetivo do SaLiBom é fortalecer os artistas locais e promover o intercâmbio destes com os grandes nomes da cultura regional e mundial. “Bom Jesus já é reconhecida como uma região culturalmente rica, especialmente pelo Festival da Rabeca. A chegada do Salão do Livro vem para coroar a região como uma das maiores e mais promissoras capitais do Livro e da Leitura em nosso Estado”. E acrescenta que “a realização do SaLiBom só é possível graças ao incentivo e apoio do Secretário Estadual de Cultura, Fabio Novo”.

A abertura oficial do SaLiBom contará com o  Show de Humor de Joao Claudio Moreno, dia 19 de outubro,  às 19h, no auditório da UFPI- Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE).

Saiba mais sobre a cidade de Bom Jesus – PI

Localizada na região do Vale do Rio Gurgueia, a cidade é muito rica em água subterrânea. A precipitação pluviométrica média é de 900 a 1200 milímetros por ano. A cidade de Bom Jesus está, localizada a 635 km da capital Teresina, e a 500 Km da cidade de Barreiras , região oeste da Bahia e a 340 de São Raimundo Nonato, onde encontra-se o  Parque Nacional da Serra da Capivara, com área de preservação permanente de 35.000 hectares e  sítios arqueológicos de excepcional beleza, de valor científico/histórico.

A cidade possui ainda, uma boa rede de hotéis, destacando-se na oferta de serviços profissionais diversos. Também conta com uma ampla infraestrutura na área educacional, possuindo, além da UFPI a UESPI, bem como outras instituições de ensino superior particulares.

Pontos turisticos


Salão da serra: local composto por um conjunto de encostas, incluindo o alto de uma chapada com vegetação típica do cerrado no entorno da Serra,apresenta ainda além da beleza cênica da serra que emoldura a cidade, as nascentes dos córregos Grotão, Cedro e Palmeira, que foram fundamentais para a localização do município de Bom Jesus quando da chegada dos seus primeiros habitantes.