Empresário fala sobre realização de festa da consciência negra em São Gonçalo do Piauí

Veja a baixo o que diz o empresário e diretor do Portal MPiauí, Misael Lima sobre a realização do evento, em entrevista ao, Jornalista Reinaldo Barros Torres.

“Para retirar a intolerância, é preciso arquitetar um novo Compreender. Então, é fundamental a formação de docentes, a formação de uma nova coletividade.”, afirma o empresário, que diz ter estudado muito sobre o assunto, quando cursava licenciatura em matemática no IFPI, onde constantemente o tema era debatido em sala de aula.

Nesta entrevista, que tem como assunto principal a Consciência Negra, o empresário define: “Ser afrodescendente é questão de posição, saber que é de uma etnia sofrida, você conhecer o relato e defender a história, e, para isso, assumir de cerne, assumir, de alma, toda essa memória”.

MPIAUI: Para você o que é consciência negra?

MISAEL LIMA: processo lento e demorado de adaptação das sociedades as questões ligadas à etnia, em especial a afrodescendente. É preciso que todos busquem consciência sobre a questão, construindo o conhecimento necessário, para a formação de cidadãos, tecidos de entendimento sobre o assunto, como um todo, não só sobre os afrodescendentes, mas também sobre as outras etnias.

Esse fato determina que esta consciência negra, não é meramente individual, ela vai muito além dessas barreiras, e passa a ser coletiva. Por isso, a importância de um grande trabalho de conscientização de toda uma sociedade sobre o tema.

Questão essa, que não é resolvida, uma vez que a maioria das pessoas pensa que a consciência negra, deve ser empregada somente pelos grupos étnicos negos, o que é totalmente inconcebível, uma vez que todos vivem em um país, pregando os mesmos costumes e compartilhando os mesmos hábitos.

Raça negra foi o rótulo que a sociedade criou. E rótulo vende. E vende muito bem. Então, para melhorar realmente a questão racial no Brasil falta essa consciência, porque muitos se negam a aprender. Há a negação, o não querer saber, o não querer conhecer. Aí surgem o racismo e os preconceitos. 

MPIAUI: como você ver a realização de uma festa em São Gonçalo do Piauí em comemoração ao dia nacional da consciência negra?

MISAEL LIMA: São Gonçalo do Piauí, assim como, qualquer outra cidade do Brasil, ainda passa por uma fase de maturação, onde é presente o racismo e preconceito. A realização do I Festa da Consciência Negra da Região do Médio Parnaíba vem para alerta a sociedade da região, sobre a importância deste tema, o evento faz parte de um projeto cultural idealizado pela Associação Piauiense de Incentivo a Cultura e Educação – APICE, em parceria com o Governo do Estado do Piauí, traves da Secretaria de Estado e Cultura e com apoio da Prefeitura de São Gonçalo do Piauí, município sobre tudo, citado por muitos, devida a superação do seu povo em relação a obstáculos preconceituosos, seja, no âmbito físico ao racial.

MPIAUI: você vai participar deste é vento e por quê?

MISAEL LIMA: sim, irei participar deste grande movimento. Por que vejo nele a oportunidade para muitos jovens e turistas da região, se sentirem atraídos pela questão, uma vez, que nos momentos de entretenimento, também é possível, colocar posições sociais á determinados grupos alheios a essa questão.

MPIAUI: você concorda com a posição da Prefeitura de São Gonçalo em apoiar o evento?

MISAEL LIMA: é de significativa importância, que as instituições públicas, façam parte, de eventos culturais como este, que traz a sociedade, tema importante, que muitas vezes, não damos atenção durante o dia-a-dia. Parabéns ao prefeito da cidade, que mesmo em tempos de crise, não mediu esforços para realização do evento, que traz ao seu povo e ao Médio Parnaíba um alerta sobre a consciência negra. Lembrando que a associação responsável pelo evento estará realizado, além do evento cultural em praça pública, atividades de concretização da juventude local sobre o assunto.