Escritor Francisco Catarino, reserva moral e intelectual de Água Branca. Saiba mais sobre ele…

Nos municípios que compreendem a Região do Médio Parnaíba Piauiense, manifestações culturais acontecem distante da grande mídia, mas latentes no seu ideal de promover a literatura e as artes como um todo. Nesse fértil chão de intelectuais existe inclusive um sodalício – a Academia de Letras do Médio Parnaíba, sediada em Amarante e com atuante ação no desenvolvimento da cultura e das artes, contendo no seu seio acadêmico representativos nomes da inteligência e da cultura regional.
 
Na cidade de Água Branca, distante 96 quilômetros ao norte de Teresina, conhecida como a Capital Econômica do Médio Parnaíba Piauiense, destaca-se entre outros o nome do escritor, poeta, historiador, professor Francisco Catarino, homem de visão e de farto conhecimento, um dos ícones do Médio Parnaíba quando se trata de conhecimento histórico regional.
 
 
Francisco Catarino já publicou 14 obras literárias, além de realizar anualmente em Água Branca um famoso sarau que reúne gente de todas as partes da região. São livros já publicados por Francisco Catarino em ordem cronológica:

 

1-Fábula da Cotia
2-Em busca da felicidade
3-Exemplo de vida
4-Ypiaçanga
5-Água Branca ontem e hoje
6-Arthur 
7-A gruta encantada
8- Proibido para homens
9-Amigos para sempre
10-Um destino e duas vidas
11-Berly o menino onça
12- A pedra do castelo
13 A lenda da cobra do açude de Água Branca
14 Zezé Leão.