Prefeitura de Água Branca usa o esporte para investir em cidadania

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Água Branca, município distante 96 quilômetros ao sul de Teresina, adotou recentemente um projeto que vem chamando atenção no quesito de dar oportunidade a crianças e adolescentes a desenvolverem a prática do futebol.

Falando ao Tribuna de Barras, o secretário de esporte Lourival Junior disse que: “Inciamos com o Bairro Mutirão, mas outros bairros da periferia de Água Branca, especialmente os onde os problemas sociais são mais latentes, também receberão nos próximos meses escolinhas de futebol com técnico, preparador físico e trabalhos específicos, da mesma forma povoados da zona rural do município. Contamos com o apoio do jornalista e desportista Reinaldo Barros Torres, que tem nos apoiado em vários projetos e é um incentivador em grande potencial do futebol no Estado do Piauí, com fortes elos com diretorias de grandes clubes espalhados pelo Brasil. Nosso objetivo é também trabalhar essas crianças e adolescentes e os que se destacarem enviarmos para fazerem testes em agremiações fora do Estado, assim sendo estaremos ajudando a realizar sonhos e construir o futuro de muitos garotos, deixando-os ainda conscientes dos seus deveres como cidadãos. Contamos também com o apoio necessário e imprescindível dos desportistas Marcone e professor Cipriano Faustino, este último ex-vice-prefeito de Água Branca, atuando também como monitores nas escolinhas.”, finalizou Lourival Junior.

Já o prefeito Jonas Moura, também em entrevista ao Tribuna de Barras, disse: “Nosso maior patrimônio é nossa gente. Pensando assim, nessa nossa segunda gestão consecutiva  frente a Prefeitura de Água Branca, pretendemos qualificar cada vez mais o nosso povo, oferecendo cursos gratuitos em áreas específicas, investindo em ações que mantenham a juventude ativa em projetos que lhe valorizem, como esse das escolinhas de futebol que o secretário Lourival Junior com sua brilhante atuação irá espalhar pelos bairros e localidades da zona rural. Acreditamos no potencial do esporte como forte aliado para mantermos os jovens fora dos caminhos nocivos da vida e é pensando assim que apoiamos projetos dessa natureza”, finalizou o chefe do executivo aguabranquense.

Em 2017 a Capital Econômica do Médio Parnaíba fará a terceira edição da Copa Água Branca de Futebol de Base, categorias Sub 15 e Sub 17. Em 2015 e 2016 recebeu grandes clubes do futebol brasileiro, como Santa Cruz-PE e Sport-PE. Já neste ano a competição que acontece sempre no mês de Julho, época de recesso escolar, a Prefeitura de Água Branca pretende assumir por total a realização da competição e moldá-la ao nível do projeto da Copa São Paulo de Futebol Junior, já que a Copa Água Branca de Futebol de Base tem trazido dividendos para o município com a chegada a cidade de dezenas de caravanas de outros estados. Por conta dessa competição, jovens talentos do futebol de Água Branca tem entrado para o seleto grupo de jogadores de base de grandes clubes nacionais, como recentemente aconteceu com Zé Roberto (14 anos) e João Victor (15 anos), ambos no Sport-PE.

(*) Fotos: Elias Brito