Jovens que estudam: Teresina é a 1ª capital nordestina e a 2ª do Brasil com melhor frequência escolar

Teresina mantém o posto de capital brasileira com o melhor desempenho de acompanhamento da educação regular, sendo a primeira capital nordestina com o melhor índice de frequência e a segunda do Brasil. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou a tabela com resultados referentes ao período letivo de 2016, onde aparece a porcentagem de monitoramento da presença dos alunos nas escolas. A capital piauiense aparece com 98,54% de informação de frequência.

Os dados são da Coordenação Geral de Acompanhamento da Inclusão Escolar da Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação. Na prática, a porcentagem significa que a Rede Municipal sabe exatamente quem são os alunos frequentes ou não na escola. A presença em sala de aula é uma das condicionalidades que garantem o acesso das crianças aos direitos sociais básicos, como educação, saúde e assistência social.

O monitoramento é realizado pela equipe do Programa Bolsa Família (GAE/SEMEC), coordenado pela assistente social Sandra Leite, que é a coordenadora municipal do Programa Bolsa Família na Educação. Ela conta que, para ter direito ao valor mensal do Bolsa Família, os alunos de 06 a 15 anos devem cumprir uma frequência escolar de 85%, enquanto o percentual dos jovens de 16 e 17 anos é de 75%.

“Nosso papel é acompanhar a frequência desses estudantes na escola. Se preciso, vamos em busca de cada criança, falando com os pais e conscientizando sobre a importância da criança ir todos os dias para a aula. Também esclarecemos as dúvidas referentes aos benefícios garantidos pelo Governo Federal. O resultado está visível nos índices dos relatórios”, comenta Sandra.
A equipe do Bolsa Família da Secretaria Municipal de Educação (Semec) percorre Escolas Municipais, especialmente as que aparecem com maior índice de infrequência, para esclarecer o funcionamento e a importância das condicionalidades exigidas pelo Programa, como frequência e desempenho dos estudantes, assim como para despertar o valor da educação na mudança social. A meta da Secretaria é chegar a 100% de frequência nas Unidades de Ensino Municipal da capital.