Arbitragem tira título do Altos e presidente Warton Lacerda ameaça tirar time do Campeonato Piauiense

O sentimento de frustração estava estampado no rosto de Warton Lacerda, presidente do Altos, após o fim do jogo contra o Parnahyba na decisão do primeiro turno do Piauiense. O time foi derrotado por 2 a 1 no início da noite deste domingo no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, e perdeu a chance de garantir vaga na final do Estadual, na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste no próximo ano. 

O jogo poderia ter terminado empatado, e o Altos levaria o título caso segurasse o resultado até a prorrogação, mas o Jacaré teve um gol legal anulado. Pensando no prejuízo financeiro que o clube pode ter na próxima temporada, por não receber a cota de participação nas competições nacionais, Warton Lacerda ameaçou retirar a equipe do segundo turno e apenas seguir se preparando para a Série D do Campeonato Brasileiro, que começa em maio próximo.
As arbitragens tem prejudicado em demasia os clubes na atual temporada do Campeonato Piauiense, as reclamações partem de todos os times e diretorias.
 
Altos x Parnahyba - confusão bandeirinha (Foto: Wenner Tito)Técnico e jogadores do Altos partiram para cima do bandeirinha após gol ser anulado (Foto: Wenner Tito)

– A sensação que eu tenho é de tirar o time do segundo turno. Vou refletir, mas é a vontade que tenho. Não vejo quem vai pagar essa conta. Eu vou tirar o time, todo mundo sabia que essa arbitragem não era para final de campeonato. Colocaram um trio complicado. Final de campeonato não existe sorteio, existe o melhor árbitro, e não botaram a melhor arbitragem. Sinceramente, a vontade que tenho, e acho que vai ser isso, é tirar o time do segundo turno e jogar a Série D. É uma decisão 90% tomada. Se não houver algo que faça ressarcir esse prejuízo, como eu acho que não tem, é tirar o time do segundo turno – afirmou o dirigente.

Aos 41 minutos do segundo tempo, quando o Parnahyba vencia por 2 a 1, Jeremias recebeu dentro da área e chutou cruzado, bola que acabou sobrando para Joelson, na pequena área, completar de joelho para o fundo das redes. No entanto, o auxiliar Mauro Cezar Evangelista de Sousa levantou a bandeira e o árbitro Leonardo Marques Fortes apitou o impedimento do atacante altoense. No entanto, o lateral Tiago Granja dava condições, tornando o gol legal. Portanto, erro grosseiro da arbitragem. 

Altos x Parnahyba - gol legal de Joelson (Foto: Reprodução)Momento do chute de Jeremias, que foi completado por Joelson na esquerda; Granja dava condição (Foto: Reprodução)

– Não considero que eu perdi não. Fizemos o segundo gol, empatamos o jogo e anularam o gol da gente. As televisões todas estão mostrando o gol legítimo. Nem sei o que eu digo, é complicado. Não gosto de lamentar, mas se tivesse perdido no jogo, ficava calado, mas empatamos e arbitragem fez o que fez. E agora, quem vai pagar a conta? Ninguém. O prejuízo financeiro não tem tamanho. Os patrocinadores patrocinam o time da capital. Os caras tiram da gente e quem tem policiamento é o bandeirinha – completou Warton. 
 
Derrotado na decisão do primeiro turno, o Altos precisa ser campeão do segundo para tentar disputar a final do Piauiense, e assim garantir vaga também na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste de 2018. A primeira partida do Jacaré está marcada para a próxima quinta-feira, contra o Piauí Esporte Clube, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. Caso o presidente confirme a ameaça de retirar a equipe do segundo turno, o Altos só entra em campo novamente no dia 21 de Maio, quando enfrenta o Tocantins fora de casa pela primeira partida da Série D do Campeonato Brasileiro 2017.