45% dos veículos que circulam no Piauí estão com documentação atrasada

Cerca de 45% dos veículos automotivos estão em situação irregular no Piauí por inadimplência, os chamados documentos em atraso. A informação é do Diretor-Geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Arão Lobão, que aponta a crise econômica como uma das razões desse índice.

“Já foi pior. Mas é um número muito elevado”, reconheceu o diretor do Detran, em entrevista esta manhã no Acorda Piauí, na Rádio Cidade Verde. Arão diz que a autarquia vem desenvolvendo ações constantes visando a redução da inadimplência, mas o efeito tem sido menor que o desejado. “A crise tem tornado menos efetivo esse esforço”, ressalta.

O diretor do Detran também falou das blitz realizadas sistematicamente pelo Detran. A preocupação é promover esse tipo de fiscalização em todo o estado, mas há atenção maior com a Grande Teresina, onde está o maior número de veículos e também de acidentes.

A fiscalização conta com o apoio de outras instituições, como a Polícia Militar, e tem o foco principal na alcoolemia – isto é, no uso de álcool pelos motoristas. Arão diz ainda que a preocupação central não é multar, mas orientar o condutor, sobretudo tendo em conta que a associação de álcool com o ato de dirigir é causa da maior parcela dos acidentes.

Essa ação educativa é complementada com o trabalho da Escola Piauiense de Trânsito, que está atuando sobretudo em escolas do nível fundamental. “Precisamos mudar hábitos para tornar o trânsito mais seguro”, diz Arão Lobão.