Reunião com Gestantes de Santo Antônio dos Milagres destaque a importância do Aleitamento Materno

Foi realizada na cidade de Santo Antônio dos Milagres. Distante 126 km ao sul da Capital Teresina – PI, no dia 10 de maio de 2017, reunião com o Grupo de Gestantes Assistidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, ofertado à população no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS desenvolve ações preventivas para as famílias do município visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. 

A gestação é um processo que gera dúvidas e envolve transformações físicas, emocionais e familiares, por isso, a Secretaria de Assistência Social de Santo Antônio dos Milagres – PI oferece às gestantes do município especial atenção. Coordenado pela equipe técnica do CRAS, o grupo de convivência de gestantes realiza encontros mensais,  onde as futuras mães participam de palestras sobre a gestação, parto, cuidados com o bebê,  aleitamento materno, entre outros.

Essas atividades de orientação às usuárias têm por finalidade mostrar os benefícios da amamentação. O encontro aconteceu na sede da Câmara de Santo Antônio dos Milagres – PI, com a participação de 10 usuárias.

Os encontros ajudam a diminuir as dúvidas e a ansiedade das gestantes, além de desmistificar alguns mitos que cercam a gravidez. No último encontro, o tema abordado foi – ASSISTÊNCIA SOCIAL SAÚDE PARA AS GESTATES DE SANTO ANTONIO DOS MILAGRES.

Com este objetivo, a unidade realiza campanhas educativas sobre assuntos importantes que podem ajudar no fortalecimento dos vínculos entre os membros das famílias.

A palestrante e Assistente Social, Janayra Vieira, orientou sobre a importância do aleitamento até os seis primeiros meses de vida do bebê e após esse período. “Um evento como este é muito importante para as mães, pois os benefícios do leite materno como alimento exclusivo até o sexto mês traz vantagens socioeconômicas e benefícios para a saúde do bebê” disse Janayra Vieira.

Segundo a Fisioterapeuta, Dailla Neves, esta campanha se faz necessária para conscientizar as mães e futuras mamães que a amamentação faz bem para o bebê e para ela também.

Após a palestra, as participantes fizeram perguntas e tiraram duvidas.  Na avaliação da Secretária de Assistência Social, Francisca Sousa, as atividades foram muito importantes para a comunidade. “Foi mais uma oportunidade de integração, de orientação, de fortalecimento do convívio sócio familiar e comunitário”, frisou.