Pelotão Mirim de Passagem Franca do Piauí aderem ao Maio Amarelo e realizam passeata buscando conscientização sobre o assunto

A exemplo do Outubro Rosa – alusivo à prevenção do câncer de mama, e do Novembro Azul – que aborda a prevenção de doenças masculinas, o Maio Amarelo também trata de um movimento de prevenção. Durante um mês, o tema é lembrado e diversas atividades são realizadas para propagar a mensagem da paz no trânsito.

Em ação na cidade de Passagem Franca do Piauí, distante 130 km ao sul da capital Teresina – PI, pela primeira vez, o Maio Amarelo vem seguindo uma programação variada a fim de proporcionar educação e qualidade no trânsito local. O laço amarelo é o símbolo do movimento no Brasil está sendo divulgado em alguns pontos do Município.  

No último sábado (03), foi à vez das crianças do Pelotão Mirim, integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, contribuírem com os trabalhos em favor do trânsito. O Pelotão realizou passeata pelas ruas de Passagem Franca do Piauí com o objetivo de conscientizar a sociedade local sobre o trânsito, com concentração enfrente o posto de combustível  na BR 316, centro da cidade, além de panfletagem, faixas e cartazes, alertando sobre o assunto.

Durante o momento, ocorreu uma parada enfrene a casa do Poder Legislativo Local, onde ocorria sessão que também chamou atenção ao assunto, um trabalho de  conscientização e  respeito a vida, desenvolvidos pelos alunos do Pelotão Mirim de Passagem Franca do Piauí, que muito envolvidos, puderam aprender e gerar educação no trânsito.

“É importante, e por isso as escolhemos, o envolvimento das crianças nessas ações. Além de eles serem pedestres e condutores de suas bicicletas, ajudam os pais alertando no cuidado no trânsito enquanto conduzem seus veículos.”, explicou o Prefeito da cidade Raislan Farias dos Santos.

A atuação das crianças, que tem de 06 a 16 anos, é de suma importância para o crescimento socioeducativo deles, como afirma a primeira dama, Maria do Desterro, o envolvimento das crianças. “É importante para eles, participarem da construção de movimentos como este.”, disse a primeira dama.

Lembrando que em Passagem Franca do Piauí, o público alvo do programa Pelotão Mirim são crianças e adolescentes do sexo masculino e feminino, que estejam regulamente matriculados na rede publica de ensino e em situação de vulnerabilidade social. Esse projeto busca reduzir ainda mais os índices de violência e criminalidade, principalmente dos crimes e violências que envolvam menores de idade, a ser obtido por meio de um processo de transformação, integração e educação, envolvendo a Polícia Militar, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Ação Social e demais Secretarias do município de Passagem Franca do Piauí que possam contribuir com o Projeto, criando-se uma rede de proteção aos educandos que participarem do Projeto Cidadão Mirim envolvendo, principalmente, policiais, professores, pais, educadores, responsáveis e educandos.