Eletrobras Piauí comemora 55 anos. Veja fotos da festa!

Emoção. Reconhecimento. Reencontro. Alegria. O aniversário de 55 anos da Eletrobras Distribuição Piauí, comemorado anteontem, foi um dia de muitas definições. A festa, uma das várias ações elaboradas para comemorar a data marcante da distribuidora de energia, fundada em 08 de agosto de 1962, foi promovida pela Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais em parceria com Sindicato dos Urbanitários do Piauí- SINTEPI, Fundação CEPISA de Seguridade Social- FACEPI e a Associação Recreativa da CEPISA- ARC.

O evento, no pátio interno do edifício-sede, contou com duas grandes tendas, sob as quais foram colocadas várias mesas e cadeiras, ocupadas pelos colaboradores da empresa logo nos primeiros minutos da tarde. No palco à frente, um telão preparou o clima da festa, com a exibição de um slideshow com fotos da empresa e de seus colaboradores, de ontem e de hoje. O resto do ambiente, totalmente sustentável, composto de material reaproveitado e relacionado à distribuição de energia – cabos, isoladores, bobinas, etc. – ficou completo com dois painéis e um bolo decorativo alusivo aos 55 anos.

 
 
 
 

Arquelau Amorim, presidente da Eletrobras Piauí
 
 
Jornalista Reinaldo Barros Torres, editor do MPiauí, empregado da Eletrobras Piauí há 33 anos. Já foi assessor de comunicação da empresa.

A comemoração teve início com a execução do Hino do Estado do Piauí, tocado à sanfona pelo jovem Isac do Acordeon, que aos oito anos, em 2011, encantou os colaboradores da empresa com esta mesma apresentação. Logo em seguida, foi exibido um documentário de oito minutos, contando toda a história e os avanços que a Eletrobras Distribuição Piauí alcançou, bem como o crescimento e o desenvolvimento proporcionado aos piauienses.

O grande momento da festa, sem dúvida, foi o reconhecimento de quem fez a história da empresa. Em especial, a presença dos colaboradores aposentados gerou uma verdadeira onda de sorrisos, beijos e abraços de companheiros que há muito não se viam. Foram chamadas ao palco 55 personalidades que marcaram a trajetória da Eletrobras Distribuição Piauí por sua dedicação e empenho para com a empresa, seja dentro ou fora de seus muros. Cada homenageado recebeu uma placa comemorativa em agradecimento por seus esforços, entregue pelo diretor de gestão Luís Hiroshi Sakamoto, o diretor comercial-financeiro Ronaldo Braga e o diretor-presidente Arquelau Amorim.

Um dos homenageados foi Clóvis da Mata. Admitido em 1967, ele trabalhou 30 anos na empresa como eletromecânico, mestre de engenharia de sistema e analista de sistema nas áreas de geração e distribuição de energia. Num discurso emocionado, representando as 55 personalidades, pediu que os atuais empregados cuidem bem da empresa como ele assim o fez à sua época junto com seus colegas.

Outro depoimento que emocionou todos os presentes foi o da colaboradora Helena Barros, que trabalha na central telefônica. Filha de Urbano Evangelista, lenheiro que trabalhava na usina termelétrica que antecedeu a fundação das Centrais Elétricas do Piauí S.A., Helena nasceu e viveu até a juventude no terreno que abriga hoje o edifício-sede da Eletrobras Distribuição Piauí. Com a voz embargada, ela contou sua história que se confunde com a da distribuidora de energia.

O diretor-presidente, Arquelau Amorim, também fez um pronunciamento. Quebrando a expectativa, Amorim seguiu por uma verve poética para reconstituir as cinco décadas e meia da CEPISA/Eletrobras Distribuição Piauí e sua relação com a companhia. “As dificuldades foram terríveis, mas ela, hoje uma jovem senhora, como que beijando e abraçando todo o Piauí, levou o indispensável suporte energético a todos os nossos irmãos piauienses”, disse Arquelau Amorim, o primeiro empregado a presidir a empresa por dois períodos distintos. “Estar aqui, comemorando com vocês, meus amigos, meus colegas, o aniversário da nossa empresa, muito me honra e me emociona”, concluiu.
O público que compareceu à cerimônia ainda foi surpreendido com a realização de um sorteio inusitado, por meio de bilhetes colados ao acaso na parte de baixo das cadeiras. Foram 20 brindes concedidos junto a diversos estabelecimentos comerciais. A tarde de comemoração terminou com muita alegria e sabor com um show do humorista Dirceu Andrade, que arrancou inúmeras gargalhadas dos presentes, e o oferecimento de um coquetel.
Os colaboradores da Eletrobras Distribuição Piauí ainda devem ganhar um belo presente nos próximos dias: todas as fotos e imagens do evento, somados ao documentário exibido e todo o material publicitário criado em razão dos 55 anos da companhia serão reunidos num DVD personalizado, que será entregue a todos os seus mais de dois mil empregados.