94% dos criminosos presos no Piauí respondem por outros crimes

Com uma média de 94% dos presos já respondendo por outros crimes, policiais civis e militares de Teresina não escondem a sensação de estarem “enxugando gelo” nas ruas da capital do Piauí. “Já aconteceram casos em que eu prendi a mesma pessoa duas vezes no mesmo dia, pela manhã e no final da tarde, por crimes diferentes”, observa o sargento J. M. P., 14 anos de Polícia Militar do Piauí.
 
O rodízio é tamanho, no Piauí, que os presos chegam a fazer “chacota” nas redes sociais, gravando áudio e mandando para os comparsas que estão em liberdade, dizendo que se encontram apenas de férias na Penitenciária Major César de Oliveira.
 
Policiais, com tamanha revolta, chegaram a gravar um vídeo (abaixo) para mostrar o descaso com o trabalho da polícia e a chocante situação da impunidade no Brasil. Eles prenderam uma mulher com oito revólveres e, no mesmo dia, foi solta. Doze horas depois, os policiais que a prenderam foram até a casa dela, para mostrar que a mulher presa em flagrante já estava em liberdade, tranquila e solta.  
 
Mulher é presa com oito armas e solta em seguida

Na Central de Flagrantes de Teresina, a grande maioria dos  presos em flagrante já são “velhos fregueses”. A modalidade de crimes deles, geralmente, também é a mesma: o ladrão de celular sempre volta por roubo de celular. “O que vai aumentando e tornando o crime mais perverso, são as condutas, cada vez mais violentas, praticadas pelos criminosos”, constata o investigador João Faustino.
 
O fato de um “elemento” contumaz em práticas criminosas viver sendo preso e solto em seguida, acaba por transmitir para a sociedade uma sensação de insegurança. Ao ponto de policiais militares de Salvador, na Bahia, voltarem a casa de uma mulher presa em flagrante com oito revólveres e gravar um vídeo com ela, contando detalhes de como ganhou liberdade no mesmo dia da condução.
 
“Eu sai com alvará. Estou aqui limpa. Vou responder a bronca”, disse ao mesmo militar que havia efetuado a sua prisão 12 horas antes.
 
Polícia responde com trabalho
Ao ser questionado pela reportagem do Portal AZ sobre a problemática da reincidência de criminosos em Teresina, o delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista, disse que prefere responder com trabalho. Com exclusividade, o delegado informou que somente no mês de agosto passado (ano de 2017), foram realizadas onze operações, com o cumprimento de mandados de 71 prisões.
As operações do mês de Agosto

1 – Dia 1 de agosto: Operação em Campo Maior, de combate ao tráfico de drogas.
2- Dia 2 de agosto: Operação Fantasma, de combate a corrupção em prefeituras.
3- Dia 4 de agosto: Operação Conexão
4 – Ainda no dia 4 de agosto: prisão do caso inédito de estupro virtual
5- Ainda no dia 4 de agosto: Operação Acossar, da Polinter, de combate ao roubo de veículos.
6 – Ainda no dia 4 de agosto: Operação Pullus, da Delegacia de Entorpecentes.
7 – Para encerrar o dia 4 de agosto, a Polinter e o Greco, desbarataram grupo criminoso que roubou carga em Água Branca.
8- Dia 5 de agosto: a prisão de outra pessoa que roubou outra carga, mas acabou presa em Timon.
9- Dia 8 de agosto: policiais do sétimo e oitavo DPs deflagraram operação e prenderam assaltantes na zona norte de Teresina.
10- Dia 9 de agosto: Operação Dark Blue, em Floriano
11- Dia 10 de agosto: Operação da Depre, Crates e DHTL, em Parnaíba e Piripiri.
12 – Dia 11 de agosto: Operação Buritis, em Inhuma.