Obras de Saneamento Básico de Água Branca estão sendo alvo de criticas por populares

Água Branca – 28 de agosto de 2012. Foi dado inicio na cidade as obras de saneamento básico que fazem parte do Projeto de Aceleração do Crescimento – PAC2. Obras que vem causando alguns transtornos à população, por terem que escarvar algumas ruas para inserção de canalização para coleta de dejetos orgânicos vindos das residências.

A equipe do Portal Mpiaui resolveu trazer para os populares aguabranquense o que é o Saneamento Básico e como ele pode ajudar na nossa saúde. Para que haja por parte da sociedade um entendimento em saber que estas obras que estão sendo realizadas na cidade têm como meta em longo prazo, traz mais qualidade de vida ao nosso município.

É importante lembrar que está é uma obra do governo federal através da presidente Dilma, que diante de muitas cidades com situações precárias de saneamento básico, resolveu escolher Água Branca para grandes investimentos como este.

Pedimos a compreensão da população sobre as ruas que estão sendo interditadas ao ponto em que isso esta sendo feito para o bem da saúde de Água Branca.

Muitos estão queixando-se das ruas interditadas por motivos de estarem realizado as escavações o que impede a circulação de algumas pessoas pelo município, mas isso, é por um curto prazo de tempo.

E sobre o fato de alguns morados questionarem a encanação onde estão sendo utilizado aparentemente cano de espessuras duvidosas, as equipes do portal mpiaui, realizou uma consulta nos sistemas de transparência do governo federal e pesquisamos em projetos deste tipo desenvolvidos em outras cidades, e podemos constatar que o tamanho da espessura das tubulações “Canos” é padrão em obras desta envergadura. Sendo que a encanação vai ser utilizada não para coleta de esgoto propriamente dito, onde se inclui os dejetos decorrentes das casas e da rua que envolve água da chuva.             

Mas somente para coleta de dejetos orgânicos, originários das casas. São eles: água do chuveiro, tudo o que vem do vaso sanitário, água da pia e demais encanações que geralmente depositamos a céu aberto por via das ruas.

A redação do Mpiaui realizou esta matéria para tirar as duvidas dos caros internautas de Água Branca sobre o andamento das obras de saneamento básico de Água Branca. 

 

 

Entenda o que é saneamento básico

Saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades. Trata-se de uma especialidade estudada nos cursos superiores de Engenharia Sanitária, de Engenharia Ambiental, de Saúde Coletiva de Tecnólogo em Saneamento e de  Tecnólogo em gestão ambiental.

Trata-se de serviços que podem ser prestados por empresas públicas ou, em regime de concessão, por empresas privadas, sendo esses serviços considerados essenciais, tendo em vista a necessidade imperiosa desse por parte da população, além da importância para a saúde de toda a sociedade e para o meio ambiente.

A falta de saneamento básico aliada a fatores sócio-econômico-cultural são determinantes para o surgimento de infecções por enteroparasitoses, tendo as crianças o grupo que apresenta maior susceptibilidade às doenças infecto-contagiosas. Nos países mais pobres ou em regiões mais carentes as doenças decorrentes da falta de saneamento ( viróticas, bacterianas e outras parasitoses) tendem a ocorrer de forma endêmica e no Brasil figuram entre os principais problemas de saúde pública e ambiental.

O saneamento básico é geralmente uma atividade econômica monopolista em todos os países do mundo, já que seu monopólio é um poder típico do Estado, sendo que este pode delegar à empresas o direito de explorar estes serviços através das chamadas concessões de serviços públicos. Tendo em vista a dificuldade física e prática em se assentar duas ou três redes de água e/ou esgotos de empresas diferentes no equipamento urbano, geralmente, apenas uma empresa, seja pública ou privada, realiza e explora economicamente esse serviço.

O setor de saneamento básico também se caracteriza por necessidade de um elevado investimento em obras e constantes melhoramentos, sendo que os resultados destes investimentos, na forma de receitas e lucros, são de longa maturação. Por este motivo e outros, a concessão dos serviços de saneamento a empresas privadas deve ser muito bem fiscalizada pelo Estado, uma vez que o objetivo de uma companhia privada é sempre o lucro máximo o que pode inviabilizar um bom serviço em certos casos de comunidades carentes.

Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes.

Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materiais (através da reciclagem).

Com estas medidas de saneamento básico, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.