Redução do IPI aumenta venda de carros na Nen Veículos

Passado o mês de agosto, o efeito IPI reduzido já se mostra de forma mais clara nos números relativos à venda de veículos nas concessionárias. Depois do anúncio da prorrogação, até 31 de outubro, da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, algumas marcas demonstram um aumento que beira os 40% em relação à média normalmente observada. E a expectativa é de que, como a redução foi prorrogada, muitas das vendas de carros esperadas para o fim do ano acabem acontecendo antes.

“O que vemos é que muita gente que está planejando comprar carro em novembro ou dezembro – historicamente considerado o período de maior volume na venda de carros novos – vai querer aproveitar o imposto menor, antecipando a compra para outubro”, disse o gerente da Nen Veículos em Água Branca, que trabalha com carros de todas as marcas. Segundo ele, a saída de veículos cresceu 18% no mês de agosto em relação à venda média.

“Os populares foram os mais pedidos, claro. Mas esse aumento recorde nas vendas contemplou a toda nossa linha de veículos. Some-se a isso o fato de que a GM ofereceu, apenas neste ano, sete lançamentos, e todos eles apresentaram crescimento nas vendas com a redução no IPI.

Agora, as concessionárias preparam-se para tentar readequar os estoques de carros, já que muita gente que procurou comprar no mês passado não conseguiu porque as montadoras não conseguiram atender a esse crescimento da demanda.

“A prorrogação vai fazer com que o mercado continue bastante aquecido em setembro e outubro. Vamos correr para atender os clientes que acabaram não conseguindo comprar seus carros no mês passado”, complementou o gerente da Nen Veículos.