Os Conselheiros do CACS-FUNDEB/THE (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação de Teresina) participaram nesta terça-feira (11) de uma oficina no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semec) com o tema “Prestação de Contas do FUNDEB: o passo a passo”.
A oficina contou com a análise teórico-prática dos documentos que compõem a prestação de contas do FUNDEB. O contador da Semec, Adriano Garcês, ministrou uma palestra sobre o assunto, demonstrando o passo a passo de como realizar a análise de forma efetiva.
A prestação de contas ocorre mensalmente, sendo necessário enviar um parecer ao Tribunal de Contas. Para realizar essa prestação de contas de forma coerente e precisa, garantindo a transparência dessa avaliação, é necessário que os conselheiros obtenham mais informações sobre o processo.
“A oficina proporciona capacitação aos conselheiros do CACS-FUNDEB/THE, para que possamos desempenhar com êxito a responsabilidade conferida a nós, que é avaliar e verificar as prestações de contas realizadas pela Semec”, enfatizou Carlos Alberto Ferreira Rodrigues, presidente do CACS-FUNDEB.
Após a análise dos documentos, os conselheiros estão aptos a emitir um parecer favorável correspondente à veracidade dos fatos apresentados por meio da documentação.