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A monitoria estudantil é uma alternativa para que estudantes colaborem entre si e obtenham resultados positivos. Com essa visão, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Leticia Macedo, localizado em Anísio de Abreu (PI), desenvolve um projeto de monitoria e foi uma das escolas a se inscrever no programa Oportunidade Jovem – eixo Monitoria Estudantil, idealizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A coordenadora pedagógica do Ceti, Rosa Luzia, está à frente do projeto, criado em 2022, e explicou o desenvolvimento das atividades. “O nosso projeto de monitoria envolve alunos e alunas do Ensino Médio que têm experiência com leitura para monitorar estudantes do Ensino Fundamental. As atividades acontecem por meio de rodas de leitura, rodas de conversas, exposição de livros, sinopses e resenhas de livros, sugestões de leituras e campanhas de doação de obras literárias”, informou.
Na avaliação da coordenadora, após implementar a monitoria nas turmas, houve a melhoria no desempenho escolar dos estudantes. “É visível a melhoria do comportamento dos alunos envolvidos, principalmente nas turmas do fundamental e primeiras séries, ou seja, 50% do nosso alunado. O projeto de monitoria ajudou bastante na questão emocional tanto dos monitores como também dos monitorados, na interação entre as turmas, bem como no desempenho escolar”, comentou Rosa Luzia.
O gestor escolar do Ceti Leticia Macedo, Gleidson Oliveira, destaca o incentivo ao protagonismo por meio da monitoria. “Esse projeto de monitoria da Seduc tende a melhorar a nossa proposta, pois além de estimular o protagonismo de nossos alunos, ainda vai melhorar o desempenho deles. Ajudará na formação integral dos estudantes e, concomitantemente, nos resultados da escola”, afirmou o diretor.
A leitura sempre chamou a atenção das estudantes da 1ª série do Ensino Médio, Rhaica Angélica de Sousa Páscoa e Kauane Lima dos Santos. Pela facilidade com os livros, elas foram chamadas a participar do projeto de monitoria. As estudantes contaram sobre a sua enriquecedora experiência de monitoria para os colegas do 7º ano do Ensino Fundamental da escola.
“Para mim, foi uma experiência muito boa. Com o apoio da professora de língua portuguesa, buscamos auxiliar a leitura dos colegas de forma dinâmica, para despertar o interesse dos alunos. Acreditamos que a leitura é considerada chata para alguns e, por isso, fizemos atividades com lanches, entregas de certificados e diversos jogos. Ver o quanto eles gostaram me despertou mais vontade de continuar neste projeto”, comentou Rhaica Angélica.
“A experiência foi incrível! Com este projeto, por meio da leitura e de uma forma que todos possam participar, opinar e também se expressar, podemos abordar assuntos que ainda parecem um tabu em nossa sociedade. Nossos colegas foram muito participativos e já estão cobrando mais monitorias”, disse Kauane.
O formato do programa de monitoria idealizado pela Seduc foi celebrado pela aluna Rhaica Angélica. “A oferta das bolsas de estudos é uma iniciativa importante para suprir as necessidades de alguns estudantes e, também, chamar a atenção de mais alunos para que se participem”, disse a aluna.
O programa Oportunidade Jovem – eixo Monitoria estudantil estimula que esse tipo de iniciativa faça parte do projeto-político-pedagógico da escola: um dos critérios para credenciar a unidade de ensino é apresentar um projeto de monitoria, organizando algumas atividades para que alunos com dificuldades consigam melhorar seu desempenho até o final do ano.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o eixo Monitoria estudantil para enriquecer a formação dos estudantes. “A monitoria estudantil é uma estratégia pedagógica de aprendizagem para que o aluno tenha acesso ao conteúdo através de uma linguagem mais acessível, com um estudante explicando o conteúdo para o outro, usando uma metodologia que já o fez aprender e que acredita que vá fazer o outro entender também”, explica o secretário de Estado da Educação. Ele destacando ainda que a interação social é um estimulo à aprendizagem e desenvolvimento intelectual dos estudantes e que, por isso, essa gestão resolveu adotar a monitoria como política educacional, incentivando essa prática com a oferta de bolsas.
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