A Guarda Civil Municipal (GCM) passará a atuar na segurança dos profissionais do SAMU Teresina durante o atendimento a ocorrências em locais e situações que ofereçam algum tipo de risco à integridade física dos mesmos. Em virtude disso, o SAMU Teresina, por meio do seu Núcleo de Educação em Urgências – NEU, realizou um treinamento com as equipes da GCM.
“Com o objetivo de que os guardas municipais conheçam o funcionamento e os protocolos de atendimento do SAMU, possibilitando, entre outros, a realização de procedimentos de primeiros-socorros pelos próprios agentes da corporação em casos de extrema necessidade em situações anteriores à chegada dos profissionais de saúde”, explica Eliel dos Santos, diretor do SAMU.
O treinamento foi realizado pela equipe do NEU-SAMU, no auditório da Central do SAMU Teresina esta semana. O SAMU funciona 24 horas por dia e deve ser solicitado pelo telefone 192 para atendimento de urgência/emergência clínicas, traumáticas, psiquiátricas e obstétricas em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.