Waltenir Santos assumiu oficialmente o comando da Guarda Civil Municipal de Teresina, nesta quarta-feira (09). A passagem de comando foi realizada pela Coordenadoria Municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial, pasta ligada à Secretaria Municipal de Governo (Semgov), durante o encerramento do Estágio de Operador de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), grupo de elite que está em fase de criação na Capital.
A solenidade contou com a participação do secretário municipal de Governo, Michel Saldanha, o coordenador municipal de Segurança, Danúbio Carvalho, representantes das Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.
Waltenir Santos é o segundo comandante de carreira a assumir a GCM de Teresina. Indicação do prefeito Dr. Pessoa, ele enumera metas que visam aproximar, ainda mais, a Guarda Municipal da população.
“A criação da Romu já é resultado do nosso esforço à frente do comando. Foi um trabalho iniciado há pouco tempo, enquanto estava interinamente como comandante, e que estamos colocando em prática junto à coordenação de Segurança e à Semgov. A equipe tática da Guarda Municipal, a Romu, já existe em outras capitais e Teresina também terá um grupo de elite. Nossa meta é trazer um ânimo novo, melhorias para a corporação e para a população”, destaca Waltenir Santos.
Danúbio Carvalho, chefe da Coordenadoria Municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial, destaca o alinhamento com o novo comandante para o crescimento da instituição.
“Estamos buscando parcerias com outras secretarias para trazer mais benefícios que impactam diretamente na população, a exemplo da Patrulha Escolar e a Patrulha Rural. Além disso, melhorar os grupos especializados já existentes [Guarda Maria da Penha e Guarda Ambiental] trazendo para todos os cidadãos, a melhor sensação de segurança”, enfatiza o coordenador.