No primeiro semestre de 2023, os agentes comunitários de saúde realizaram mais de 1,4 milhões de visitas domiciliares em todas as zonas de Teresina. Os dados são da Fundação Municipal de Saúde (FMS) que divulgou hoje (25) um balanço dos atendimentos na área da atenção básica municipal.
Teresina possui uma cobertura de 96% de pessoas vinculadas à Estratégia de Saúde da Família, uma das maiores dentre as capitais brasileiras. Atualmente, 775.400 pessoas estão listadas no cadastro individual feito pelos agentes de saúde, que têm por função manter o vínculo entre os profissionais e a comunidade por meio de ações de promoção da saúde, educação e prevenção de doenças em domicílios e coletividades. Dentre estes pacientes, 104.168 são hipertensos, 37.332 são diabéticos e 86.789 são crianças de 0 a 10 anos.
São 263 equipes compostas por profissionais como médico, enfermeiro e agentes de saúde, distribuídos em 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas zonas urbana e rural. “Os profissionais realizam atendimentos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres”, esclarece Nádia Spíndola, diretora de Atenção Básica da FMS. Estas equipes realizaram, no primeiro semestre de 2023, um total de 490.730 atendimentos, sendo 316.603 médicos e 174.127 de enfermagem.
Nádia Spíndola ressalta ainda que grande parte das UBS possuem também Equipes de Saúde Bucal, compostas por cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal, que além de atendimentos odontológicos, são responsáveis por atividades de educação e prevenção junto à comunidade. Essas equipes registraram mais de 62.412 atendimentos de janeiro a junho deste ano. Além disso, 3.419 atendimentos foram realizados nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), destinados a procedimentos de maior complexidade.
As UBS realizaram ainda, de janeiro a junho deste ano um total de 636.290 procedimentos individualizados, como curativos, coleta de material para exames, testes rápidos, dentre outros. Além disso, estes locais também oferecem imunização por meio das salas de vacina, auxiliando no cumprimento do calendário vacinal de rotina e campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde. Foram mais de 386 mil doses de vacinas aplicadas no período.
As UBS são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo capazes de resolver até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para atenção especializada.