Artesãos piauienses participam do 14ª Salão do Artesanato em Brasília

A Secretaria do Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi) em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), promoveram o Edital de Chamamento Público nº 02/2021, que selecionou dez representantes piauienses, entre eles artistas individuais e/ou mestres artesãos e entidades representativas (associação, cooperativa ou grupo produtivo) do artesanato para participar do 14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras. O evento foi realizado em Brasília, entre 27 e 31 de outubro, na arena de eventos Pátio Brasil Shopping.

Ao todo, os artesãos piauienses venderam cerca de R$ 127 mil em peças. O Salão marcou a retomada das atividades comerciais para muitos destes artistas, uma vez que, desde os primeiros meses da pandemia, muitos ficaram impossibilitados de apresentar suas artes ao público de forma presencial.

O superintende da Sudarpi, Jordão Costa, destacou o desempenho das vendas do Piauí, durante o 14º Salão do Artesanato. “O salão representou a retomada da nossa participação em feiras presenciais e tivemos um resultados significativo que superou nossas expectativas. Ficamos na 6º colocação em volume de vendas entre os 23 estados que participaram. Agora, nossa expectativa está voltada para os Salões de Arte Santeira – Piauí e para Fenearte, que será realizado em Recife”, pontuou.

 

Participantes de 14º Salão de Artesanato

Participantes do 14º Salão de Artesanato

Considerado uns dos maiores eventos da região Centro-Oeste, o Salão do Artesanato foi criado em 2009 e tem sido um meio de apresentação anual de riquezas do artesanato brasileiro. Em 2021, estiveram presentes cerca de 500 artesãos de 23 unidades da Federação.

Para o piauiense Josielton Sousa, que trabalha como artesão há 25 anos, as feiras promovidas pelo PAB têm uma grande importância pois ajudam a agregar ao seu trabalho e proporcionar o sustento aos artesões de todo o Brasi. “Foi uma feira muito boa e superou todas as minhas expectativas, apesar de estarmos ainda em pandemia e muitos ainda estarem com receio”, avaliou.

%d blogueiros gostam disto: