Candidatos à Prefeitura de Teresina assinam carta compromisso com Primeira Infância


Os candidatos à Prefeitura de Teresina assinaram nesta sexta-feira (30), no auditório do MPPI, a carta intitulada “Eu me comprometo com a Primeira Infância” que reafirma o compromisso de promover políticas públicas voltadas ao público infantil na capital piauiense. O evento foi promovido pelo Ministério Público do Piauí (MPPI) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

Participaram da solenidade os seguintes candidatos a prefeito: Fábio Novo (PT), Francinaldo Leão (PSOL), Geraldo Carvalho (PSTU), Santiago Belizário (UP), Silvio Mendes (UB), Telsírio Alencar (Mobiliza) e Tonny Kerley (Novo). Os candidatos Dr. Pessoa (PRD) e Lourdes Melo (PCO) não compareceram.

A carta possui 27 compromissos e dentre eles está a realização de um diagnóstico da situação da primeira infância em Teresina e, com isso, implementar políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, os dados do último Censo Demográfico do ano de 2022 apontam que Teresina tinha cerca de 65.797 crianças na primeira infância e acredita que é preciso ter um olhar mais técnico para as políticas públicas para essa população.

Cleandro Moura, procurador-geral de Justiça - (Assis Fernandes/O Dia)
Cleandro Moura, procurador-geral de Justiça. Assis Fernandes/O Dia

“A intenção é que os candidatos à Prefeitura de Teresina firmem um compromisso e que quando eleitos realmente adotem uma proteção à criança, no que diz respeito à educação, à saúde, à vacinação e às creches. Nesse primeiro momento em que a criança está em formação, que vai assimilar o que é ser cuidado e aí possa vir no futuro a ter esse zelo pelo cuidar do próximo, pelo bem viver, por ser uma pessoa de bem. Todo esse momento especial recebido pela criança é que vai fazer com que no futuro tenha um reflexo melhor para a sociedade”, garantiu.

Cleandro Moura reforça ainda sobre o trabalho que o Ministério Público do Piauí tem feito em relação ao acompanhamento das eleições municipais.

“O Ministério Público está atento a essa questão! É um trabalho realizado, mais especificamente, pelos promotores que se encontram nas comarcas. O trabalho está sendo eficiente. Nós temos um núcleo em Teresina que é o Centro de Apoio Operacional, que diz respeito ao combate à improbidade e eleições”, ressaltou.

Fonte Portal O Dia