1400 Policiais Militares viajam para interior do Piauí

A Polícia Militar do Piauí enviou na manhã desta quinta-feira, 12 de novembro, um efetivo de pelo menos 1400 agentes para cidades do interior do Estado para dar apoio no dia das eleições municipais, marcadas para o próximo domingo (15). Segundo o Coronel Lindomar Castilho, Comandante Geral da PMPI, esta é a maior operação já realizada no Estado. 

Teresina teve 13 pontos de embarque dos PMs, que segundo o Comandante Geral, a expectativa é que tropa chegue ainda hoje e já inicie a operação com os policiais que já se encontram nos respectivos municípios. “É a maior operação que nós já realizamos aqui no Estado do Piauí por que nós envolvemos praticamente toda a tropa ao mesmo tempo e todos os municípios. Todos os comandos estão integrados nessa operação. E estamos aí servindo a Justiça Eleitoral”, disse. 

O Piauí tem 3.499 locais de votação, em 82 zonas eleitorais. Lindomar Castilho detalhou também como será a dinâmica da operação em algumas regiões que já registraram ocorrências em período eleitoral. “Aqueles pontos onde já temos histórico de ocorrência policial em eleições passadas, nós estamos colocando policiais a mais para que possamos realmente ter o controle dessa situação”, informou. Em Teresina, haverá também o apoio da Guarda Civil Municipal empregada em diversos locais de votação.

Eleições 2020: 1400 Policiais Militares viajam para interior do Piauí

Crédito: Divulgação

As eleições 2020 contará também com um Centro Integrado de Comando e Controle Estadual para promover a integração, coordenação, comunicação, comando e controle do processo eleitoral com apoio ao TSE e ao TRE-PI, conectados ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, instalado no Ministério de Justiça e Segurança Pública. “É uma forma de ter um controle das eleições e também das ocorrências. Esse Centro Integrado estará monitorando tudo isso, identificado os locais e deslocando e reforço. Os policiais irão para coibir qualquer crime eleitoral que possa ocorrer nesse período e certamente todas as diligências requisitadas  pela Justiça Eleitoral irá ser feito a partir desse policiamento”, reitera. 

As tropas ficarão até segunda-feira (16) nos municípios e havendo a necessidade, permanecerão por mais dias. “Essa grande operação se encerra ainda no domingo à noite e na segunda as tropas retornaram para suas atividades na capital”, finaliza o comandante.