Governo do Piauí já entregou R$ 68 mi em obras de mobilidade por meio do DER

O Governo do Estado já entregou R$ 68 milhões em obras por todo o Piauí, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), desde o início da atual gestão, iniciada em 2015. As intervenções foram desde recuperação e/ou construção de rodovias, construção de pontes, de viadutos e de anéis viários em nove cidades de Norte e Sul, beneficiando a população desses municípios, de aproximadamente 1.180.000 pessoas, ou 36% dos 3,2 milhões de piauienses.

Teresina teve duas obras bastante importantes: a primeira etapa do elevado da Avenida Miguel Rosa e a ligação do povoado Taboca do Pau Ferrado à BR 343, na zona rural da capital.

Com um orçamento total de R$ 24 milhões, o elevado da Miguel Rosa teve a primeira etapa inaugurada em outubro de 2017. Cerca de 10 mil veículos passam pelo local diariamente. “A travessia que antes era feita em 10 minutos, poderá ser concluída em 30 segundos, uma melhora visível no tráfego da região, acabando com um congestionamento histórico existente no cruzamento das Avenidas Miguel Rosa e Getúlio Vargas”, afirma o diretor-geral do DER, Castro Neto.

Após a entrega da primeira etapa elevado, no valor de R$ 14 milhões, a obra está na segunda fase, que consiste na escavação de trincheira, drenagem e desvio de adutoras. O rebaixamento vai interligar a pista da Avenida Getúlio Vargas em direção a Timon (MA). A segunda fase custa R$ 12 milhões.

Outra intervenção na capital foi a pavimentação asfáltica da via que liga à BR 343 ao povoado Taboca do Pau Ferrado, em Teresina. São 2.800m de asfalto na via que beneficia diretamente cerca de 25 mil pessoas que vivem em 12 comunidades da região. Ao todo, foram investidos quase R$ 900 mil.

A via agora auxilia a população que vivia sem acesso à rodovia. “Era uma rua empoeirada, que dificultava o tráfego e trazia problemas de saúde. Hoje, o sonho de muitos está sendo concretizado”, pontuou Castro Neto.

Asfalto na Taboca do Pau Ferrado beneficia 25 mil pessoas que vivem em 12 comunidades (João Allbert)

Em Parnaíba, segunda maior cidade do estado, com 140 mil habitantes, o governo entregou 1 Km de asfalto, permitindo o acesso da Zona de Exportação de Parnaíba (ZPE) à BR 343. “Esta nova estrada permite às indústrias da ZPE escoarem suas mercadorias para todos os portos de onde manterão conexões com o exterior”, diz Paulo Cardoso, presidente da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba. A obra custou R$ 1,5 milhão.

Em direção ao Sul do Piauí, os investimentos foram para melhorar a estrutura voltada para o agronegócio, como a ligação de 42 quilômetros do povoado Palestinae, em Bom Jesus, até a Transcerrados, importante via de escoamento de soja e outros produtos nos cerrados. A obra custou R$ 18 milhões.

Também na região mais produtora do Piauí, a cidade de Canto do Buriti ganhou obras de mobilidade urbana, como a primeira etapa do anel viário (valor de R$ 8,5 milhões), além de asfaltamento de várias ruas da cidade, a um custo de R$ 1,3 milhão.

Na região de Picos, destaque a construção de um viaduto interligando as avenidas Boa Sorte e José de Moura Monteiro, na Cidade Modelo; pavimentação asfáltica de 1 Km ligando Picos ao povoado Gameleira e asfaltamento de 10 Km da rodovia estadual 377 que liga Picos ao município de Sussuapara. Ao todo, foram investidos mais de R$ 7 milhões na terceira maior cidade do Piauí, beneficiando seus mais de 70 mil habitantes.

Viaduto interligando as avenidas Boa Sorte e José de Moura Monteiro, em Picos (Paulo Barros)

Obras Concluídas pelo DER nesta gestão:

– Elevado da Avenida Miguel Rosa (320 metros de extensão) – 1ª etapa

Valor: R$ 14 milhões – Recursos do programa Pró-Desenvolvimento II, do Governo do Estado.

– 2 pontes São Raimundo Nonato a São Braz

Valor: R$ 1,9 milhão

– Viaduto (segunda passagem) de 29,75 metros sobre o Rio Guaribas, interligando as avenidas Boa Sorte e José de Moura Monteiro, em Picos

Valor: R$ 2,1 milhões, com recursos do programa do Governo Federal Pró-desenvolvimento II.

– Pavimentação asfáltica de 1 Km ligando Picos ao povoado Gameleira.

Valor: R$ 500 mil

– Melhoramento da implantação e pavimentação asfáltica no trecho de 10 Km da rodovia estadual 377 que liga Picos ao município de Sussuapara.

Valor: R$ 4,9 milhões

– Asfalto de 27 Km ligando o povoado Tigre a Paulistana

Valor: R$ 14 milhões

– 2 pontes sobre o rio Gameleira, ligando Beneditinos a Prata

Valor: R$ 700 mil

– Rodovia de 2,8 Km ligando povoado Taboca do Pau Ferrado a BR 343

Valor: R$ 900 mil

– Ligação (1 Km) da ZPE de Parnaíba a BR 343

Valor: R$ 1,5 milhão

– Ligação de 42 km do povoado Palestina (Bom Jesus) até a Transcerrados

Valor: R$ 18 milhões

– 1ª etapa do anel viário de Canto do Buriti

Valor: R$ 8,5 milhões

– Asfaltamento de ruas (5,3 km) em Canto do Buriti

Valor: R$ 1,3 milhão

Outros R$ 380 milhões em obras estão sendo investidos pelo Governo

Com o objetivo de melhorar cada vez mais a infraestrutura do estado, o Governo do Piauí e o DER estão direcionando os investimentos em ações que terão um forte impacto na economia piauiense. Entre elas, a duplicação de parte das BRs 316 e 343, em Teresina; o asfaltamento de mais de 100 quilômetros da rodovia Transcerrados, na região sul; a construção de mais anéis viários em Simplício Mendes e ligação por asfalto em importantes cidades.

Na BR 343, saída leste de Teresina, estão sendo investidos R$ 36 milhões da duplicação do trecho de 10 Km que vai da Ladeira do Uruguai até o Posto da Polícia Rodoviária Federal. “A duplicação vai sanar o problema de engarrafamento na entrada da capital”, disse Castro Neto, diretor-geral do DER-PI.

Na BR 316, serão duplicados quase 8,5 km, indo da Casa de Custódia até a entrada do conjunto habitacional Eduardo Costa, na zona sul de Teresina. A estrada contará com quatro viadutos e a duplicação começa próximo à Casa de Custódia, seguindo até a entrada do conjunto habitacional Eduardo Costa, na zona sul de Teresina. Além da pista principal, a obra vai contar com pista local, acostamento, ciclovias, calçadas e passarelas. O valor do investimento é de R$ 64 milhões.

Na região sul, o governo está asfaltando 117 quilômetros na Transcerrados, no trecho que liga a Fazenda Santa Rosa ao município de Sebastião Leal. O investimento de R$ 118 milhões vai facilitar o escoamento de grãos na região de maior produtividade de soja do Brasil.

Além dessas obras, o governo também mantém um cronograma de acompanhamento em intervenções, como a rodovia que liga Pedro Laurentino a Socorro do Piauí (R$ 13,8 milhões); alargamento da rodovia ligando Parnaíba a Pedra do Sal e a Ilha Grande (R$ 21,5 milhões); estrada que une as cidades de Picos e Itainópolis (R$ 9 milhões); restauração da via que liga Canto do Buriti a São João do Piauí (R$ 10 milhões), entre outras (veja relação abaixo).

Obras em execução:

– 2ª etapa do elevado Miguel Rosa

Valor: R$ 12 milhões

– Duplicação de 8,5 Km da BR 316

Valor: R$ 65 milhões

– Duplicação de 9,7 Km da BR 343

Valor: R$ 36 milhões

– Rodovia (37 km) ligando Pedro Laurentino a Socorro do Piauí

Valor: R$ 13,8 milhões

– Alargamento da rodovia ligando Parnaíba a Pedra do Sal (11 km) e a Ilha Grande (4 km)

Valor: R$ 21,5 milhões

– Rodovia (40 km) ligando Picos a Itainópolis

Valor: R$ 9 milhões

– Asfaltamento de 117 km da rodovia Transcerrados

Valor: R$ 118 milhões

– Restauração (77 km) da via que liga Canto do Buriti a São João do Piauí

Valor: R$ 10 milhões

– Asfaltamento de 52 km da rodovia que liga Domingos Mourão a BR 222

Valor: R$ 14 milhões

– Revestimento primário de 64 km ligando Colônia do Gurgueia até a Transcerrados

Valor: R$ 27 milhões

– Asfaltamento de 16,5 km de um trecho de Baixa Grande do Ribeiro com destino a Transcerrados

Valor: R$ 7,6 milhões

– Pavimentação asfáltica de ruas (15 km) em São João do Piauí

Valor: R$ 6,3 milhões

– Pavimentação asfáltica de ruas (25 km) em Hugo Napoleão

Valor: R$ 4,8 milhões

– Pavimentação asfáltica de ruas (41 km) em Picos

Valor: R$ 11 milhões

– Pavimentação asfáltica de ruas (1,2 km) em Belém do Piauí

Valor: R$ 1,4 milhão

– Pavimentação da rodovia (8,3 km) que liga Colônia do Gurgueia ao povoado Colônia do Padre

Valor: R$ 5 milhões

– Anel viário de Simplício Mendes mais reforma de duas avenidas (2,2 km)

Valor: R$ 7 milhões

– Rodovia (54 km) que liga Piripiri a Barras

Valor: R$ 20,7 milhões

– Recuperação de 10 km da rodovia que liga Dirceu Arcoverde à divisa com a Bahia

Valor: R$ 1,2 milhão

– Duplicação da Avenida Presidente Kennedy (2 km)

Valor: R$ 3,8 milhões