Hugo Napoleão realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde – Portal MPiauí

Hugo Napoleão realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde

Com o tema central sobre “Democracia e Saúde: direitos de todos”, a Secretaria Municipal de Saúde de Hugo Napoleão, através do Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da prefeitura, realizou nesta terça-feira (09), a VI Conferência Municipal de Saúde.  O evento debateu a respeito da consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como também as garantias à saúde como direito da pessoa humana. A conferência foi realizada na Câmara Municipal e reuniu representes de diversos segmentos.

A VI Conferência Municipal de Saúde do município de Hugo Napoleão teve como objetivo avaliar, debater e propor diretrizes para formação das políticas públicas de saúde, voltadas para o bem-estar social no âmbito municipal, que serão levadas para discussão na conferencia estadual, que acontecerá de 05 a 07 de junho, em Teresina.

A secretária de Saúde Sandra Matos falou sobre a importância da conferência para o debate sobre a saúde do município. De acordo com a secretária é o momento de fazer reivindicações que busquem melhorar cada dia o atendimento de saúde para os usuários.

Os palestrantes do evento, Mabrir Venceslau, membro do Conselho Estadual de Saúde e da Comissão Organizadora da 8ª Conferência Estadual de Saúde, e a enfermeira do município, Sara Magaly, elencaram o tema central da conferência, onde foi destacado o atendimento no sistema de saúde pública, a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e as garantias à saúde como direito humano.

Foram formados grupos para debater os três eixos temáticos como: Saúde como Direito; Consolidação do SUS; e Financiamento do SUS, de onde foram elaboradas propostas, posteriormente aprovadas na plenária, que agora seguem com a equipe de delegados definidos no encontro, para o evento estadual.

Participaram da conferência, a secretária municipal de Educação Antônia Lopes; a secretária municipal de Assistência Social Antônia Nogueira; a secretária municipal de Saúde da cidade de Demerval Lobão, Andreia de Abreu Cavalcante; a presidente do Conselho Municipal de Saúde Valdecira Pires; o vereador Zé Jacó; ACS e ACE; e representantes da Saúde, Educação e da Assistência Social.