Moradores fazem protesto por falta de manutenção em barragem no Sul do Piauí – Portal MPiauí

Moradores fazem protesto por falta de manutenção em barragem no Sul do Piauí


Após a tragédia na cidade de Brumadinho-MG, onde a barragem rompeu e já deixou um rastro de 99 pessoas mortas até o momento e mais de 200 desaparecidos, os olhos da população piauiense se voltaram para a situação das barragens no estado.

Nesta quarta-feira (30/01), mais de 400 moradores do município de Conceição do Canindé, região Sul do Piauí, se dirigiram até a Pedra Redonda para protestar contra a falta de manutenção na barragem.

Segundo reportagem veiculada no programa PITV2 da TV Clube, a parede de contenção do lago está com vazamentos há seis anos.

A barragem foi inaugurada em 2002 e tem capacidade para mais de 170 milhões de litros de água. Segundo moradores da região, há dois pontos de infiltração na parede da barragem, fato que preocupa a população local.

Durante entrevista à TV Clube, o presidente da Associação de Piscicultores Valcir Pereira disse que todos os órgãos competentes sabem do problema e que essa manifestação não é para avisar e sim para cobrar das autoridades medidas urgentes de reparo na barragem.

  Imagem: Reprodução/TV Clube

GOVERNO SE POSICIONA
Sobre a Barragem Pedra Redonda, que tem sido alvo de preocupação dos moradores de Conceição do Canindé, o diretor geral do Idepi, Geraldo Magela, afirmou que o engenheiro esteve no local e verificou que os “vazamentos” apontados pela população são, na verdade, pontos de alívio de pressão da barragem.