Notícias de Água Branca e Todo Médio Parnaíba

Secretária de Saúde Dira Santos participa do Encontro Estadual de Fortalecimento da Atenção Básica

Secretária de Saúde e primeira Dama de Olho D’água do Piauí, Dira Santos, participa do Encontro Estadual para fortalecimento da Atenção Básica no Piauí. O evento, que acontece até esta quarta (25), é realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com Secretaria de Estado da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Vários  Secretários municipais de saúde, técnicos da atenção básica, profissionais e estudantes da saúde de todos os municípios piauienses participaram

“Nós, da Secretaria de Saúde, damos todo o apoio à capacitação dos profissionais para fortalecer e melhorar o trabalho desenvolvido pela atenção básica e o SUS. Ficamos felizes que todos os municípios do Piauí estão aqui representados, esse é um momento de diálogo bem próximo com o Ministério de Saúde”, comenta Telmo Mesquita, secretário de Estado da Saúde em exercício, completando que, no Piauí, a cobertura da atenção básica é de 97%, acima da média nacional.

O objetivo do encontro é construir, coletivamente, uma agenda de fortalecimento da Atenção Básica nos territórios, identificando os principais desafios para a concretização de uma Atenção Básica resolutiva e capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde e coordenar o cuidado, propondo estratégias de superação destes, de forma tripartite, colaborativa e ampliada.

Para a técnica do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Etel Matielo, é muito importante para nós virmos até onde as políticas são construídas e executadas de fato. “Temos um esforço constante em ampliar a atenção básica em todo o Brasil”. O encontro é realizado em todos os estados do Brasil.

Estão programadas oficinas temáticas além de palestras e discussões sobre a Política Nacional de Atenção Básica e o panorama da Atenção Básica no Estado, Infraestrutura e ambiência das Unidades Básicas de Saúde: o Programa Requalifica UBS e estratégias correlatas, dentre outras abordagens.

Comentários estão fechados.