Projeto “Respeito as diferenças desde a infância”, valoriza a identidade negra em combate ao racismo

Na tarde desta terça-feira, 10, foi realizado, no Centro Social de Padre Marcos, a culminância do projeto, “Respeito as diferenças desde a infância”, uma ação de promoção e valorização da identidade negra em combate ao racismo.

Realizado com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, o projeto foi idealizado pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, sendo desenvolvido em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

O projeto objetivou contemplar as atividades propostas pelo Selo Unicef, quando foi desenvolvido o Desafio 8 – Promover práticas de enfrentamento ao racismo. Focando na sensibilização da identidade Negra e conscientização da infância sem racismo, buscando  junto às crianças e adolescentes do SCFV ações com propósito de reconhecer o respeito às diferenças desde a infância de maneira valorizada,  conscientizando que todos são diferentes e que devem ser respeitados independente da cor.

Foram desenvolvidas várias atividades lúdicas e educativas no decorrer do projeto, como oficinas, produção de textos , de cartazes, dentre outros.

Na culminância,  foram exposto o material produzido durante o  desenvolvimento  do projeto, bem como, foram promovidas diversas apresentações dando ênfase a cultura negra e abordando sobre  racismo  existente na sociedade.

Apresentações iniciaram com o jogral – por infância sem racismo, houve ainda uma coreografia da música ‘aos olhos do pai’, a peça teatral ‘racismo na escola’, roda de capoeira e um desfile com peças  de bijuterias da cultura Afro Brasileira, ambas conduzidos pelos integrantes do SCFV.

Fonte: CIdade na Net