Teresina registra 6ª morte por Covid-19; capital tem 122 infectados

O prefeito Firmino Filho informou na tarde desta segunda-feira (20/04) que foi registrada a sexta morte por coronavírus, em Teresina. 

“Esse é o primeiro óbito em que a infecção ocorreu durante o período da quarentena”, informou o prefeito sobre a morte do homem de 98 anos.

Teresina já registra 122 casos de Covid-19, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. O óbito registrado na capital é o 13º no Piauí

“Em duas semanas vimos os números de casos crescerem mais de 500%, seguindo o padrão de infecção pelo vírus, que cresce exponencialmente”, destacou o gestor em mensagem publicada no Twitter.

Mesmo admitindo a subnotificação, Firmino avalia que Teresina consegue “controlar minimamente” a situação, mas alerta que é necessário acompanhar o que vem acontecendo no Maranhão e Ceará, além do Pará, de onde vem muitos pacientes em busca de atendimento na capital.

“No Ceará, já não existem leitos públicos de UTIs para Covid-19. Já existe lista de espera. No Maranhão e Pará a ocupação dos leitos de UTI já é superior a 90%. Tudo indica que até próxima semana estarão todos ocupados”, diz. 

Para evitar o pior, o prefeito ressalta que nos próximos dias o índice de isolamento na cidade precisa aumentar, com 70% das pessoas ou mais permanecendo em casa.