CMDCAT encerra Seminário de Capacitação do seletivo para eleição de Conselheiros Tutelares

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAT) concluiu na tarde dessa quarta-feira, (2), no auditório da OAB/PI, o Seminário de Capacitação do processo seletivo para eleição de Conselheiros Tutelares. A etapa aconteceu entre os dias 1 e 2 de agosto e o resultado será divulgado no site da Semcaspi.

A próxima etapa do processo seletivo será a avaliação com prova objetiva e redação, que está prevista para acontecer nesse domingo, (6). O local da avaliação ainda será divulgado pela comissão.

De acordo com André Santos, presidente do CMDCAT, o Seminário tem o caráter eliminatório e o candidato deve cumprir a carga horária de 75%.

“O Seminário foi voltado para os candidatos que concorrem ao pleito de conselheiros tutelares de 2024 e é nesta etapa que os candidatos vão compreender melhor o que é de fato o Conselho Tutelar, como atuar, como agir e como trabalha um conselheiro tutelar. E é importante que esses candidatos estejam atentos às datas e as exigências de cada etapa. Quem não participou do seminário, não cumpriu a carga horária exigida e está automaticamente desclassificado”, pontuou.

André Santos reforça que todo o processo seletivo está sendo realizado de forma clara e transparente, contando com o apoio estrutural da Prefeitura de Teresina.

“As eleições ocorrerão no dia 1 de outubro e dessa vez, estão envolvidos cerca de mil servidores municipais. É uma eleição universal, acontecerá em todo o Brasil. Farão a prova nesse domingo, aqueles candidatos que foram classificados no Seminário e concorrerão nas eleições aqueles que estão aptos ao cargo de conselheiro tutelar”, explicou.

CRONOGRAMA

– 6 de agosto de 2023 – Avaliação com prova objetiva e redação;
– 7 de agosto de 2023 – Publicação do gabarito das questões objetivas e resultado da redação;
– 8 a 11 de agosto de 2023 – Apresentação de defesa e impugnação relativo ao resultado da prova escrita;
– 14 e 15 de agosto de 2023 – Análise das defesas de impugnação;
– 16 de agosto de 2023 – Divulgação da relação dos candidatos aprovados na avaliação de conhecimentos proclamados a candidato oficial à eleição de conselheiros tutelares;
– 16 de agosto de 2023 – Nomeação das mesas receptoras;
– 17 de agosto de 2023 – Reunião para firmar compromisso;
– 18 de agosto a 30 de setembro de 2023 – Campanha dos candidatos;
– 1 de outubro de 2023 – Votação.