O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Teresina (CMDCAT) promoveu uma reunião, nesta terça-feira, (18), no Palácio da Cidade, para mobilizar servidores municipais que atuarão nas eleições de conselheiros tutelares. A eleição para conselheiros tutelares está prevista para acontecer no dia 1 de outubro deste ano.
Segundo André Santos, presidente do CMDCAT, a reunião teve como objetivo compreender a estrutura que se tem para organizar o processo eleitoral.
“ Convocamos os gerentes e chefes de departamento de divisão, juntamente com o setor de transportes para que a gente comece a fazer um levantamento dos servidores envolvidos na eleição de conselheiros tutelares. A gente precisa se organizar e identificar a estrutura que temos, para fazer uma eleição bem organizada em Teresina”, ressaltou.
André Santos aponta antes da eleição para conselheiros tutelares, os candidatos passaram por mais algumas etapas.
“O próximo passo é a realização do Seminário, teremos uma avaliação com prova objetiva e de redação e depois dos trâmites burocráticos de divulgação dos resultados, a campanha e a eleição. Cada etapa deve ser realizada com sucesso por casa candidato”, destacou.
CRONOGRAMA
– 1 e 2 de agosto de 2023 – Realização do Seminário;
– 6 de agosto de 2023 – Avaliação com prova objetiva e redação;
– 7 de agosto de 2023 – Publicação do gabarito das questões objetivas e resultado da redação;
– 8 a 11 de agosto de 2023 – Apresentação de defesa e impugnação relativo ao resultado da prova escrita;
– 14 e 15 de agosto de 2023 – Análise das defesas de impugnação;
– 16 de agosto de 2023 – Divulgação da relação dos candidatos aprovados na avaliação de conhecimentos proclamados a candidato oficial à eleição de conselheiros tutelares;
– 16 de agosto de 2023 – Nomeação das mesas receptoras;
– 17 de agosto de 2023 – Reunião para firmar compromisso;
– 18 de agosto a 30 de setembro de 2023 – Campanha dos candidatos;
– 1 de outubro de 2023 – Votação.