Defesa Civil promove Plenária Popular para fortalecer ações no estado


A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) irá promover uma plenária popular a fim de reunir propostas destinadas à construção do Plano Estadual da Defesa Civil. O encontro ocorrerá no dia 9 de agosto, a partir das 8h, no auditório da Geratec da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O foco principal é o fortalecimento de ações do órgão no estado.

O evento permitirá a troca de conhecimentos, experiências e sugestões de aprimoramento para a realização do plano, por meio de palestras, debates e discussões, buscando a participação cidadã no alinhamento de estratégias da secretaria. A plenária será composta por representantes da Federação de Agricultura (Fetag-PI), movimentos ambientalistas, comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhas e Movimento dos Atingidos por Barragens.

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil no Piauí, Werton Costa, o diálogo inclusivo e participativo entre a Sedec e os movimentos sociais é essencial para o sucesso das ações. “Nós acolhemos os movimentos sociais e a participação popular, pois o que buscamos é uma radiografia perfeita do Piauí, ouvindo todas as expectativas, projetos e realidade socioeconômica para contemplar um genuíno programa de riscos e desastres”, afirma.

Segundo a gerente de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil no Piauí, Indira Bezerra, o Plano Estadual deve ser construído em conjunto para que seja “a cara” do Piauí. “O evento surgiu no intuito de dar maior embasamento à construção do Plano Estadual de Defesa Civil e tem como objetivo principal colher dados, compartilhar experiências e ter uma escuta ativa para ouvir os principais representantes de comunidades e minorias que estão em áreas de risco do Piauí. Esse momento é de grande importância para compreender, destes representantes, quais são as ações efetivas para poder minimizar os riscos dessa população”, ressaltou.

Confira a programação abaixo:

8h – Recepção e credenciamento

8h30 – Indira Bezerra – gerente de Prevenção e Mitigação de Proteção e Defesa Civil no Piauí – perspectivas e itinerários do desenvolvimento do Plano Estadual de Defesa Civil

9h – O Plano Estadual de Defesa Civil: elementos norteadores – Equipe Técnica da Sedec – IFPI

9h30 – Fórum com cada representante dos movimentos

10h30 – Divisão dos grupos de trabalho para discussão dos riscos de desastres, formas de redução e melhores ações de resposta e recuperação.

11h30 – Preenchimento de formulário eletrônico

12h – Encerramento da Plenária