Desemprego atinge mais de 70 mil só em Teresina durante pandemia

O empresário Valdeci Cavalcante, presidente da Fecomércio (Federação do Comércio/Piauí), disse que em Teresina já foram demitidos mais de 70 mil trabalhadores das mais diversas empresas e atividades, tudo isso em razão do isolamento social imposto pelas autoridades no combate ao coronavírus.

REABERTURA URGENTE — O empresário disse que a reabertura tem que ser feita com a máxima urgência sob pena de agravamento da crise da economia. As empresas estão fechando suas portas e demitindo seus funcionários por absoluta falta de clientela. Isso, no seu entender, é algo desumano da parte de nossas autoridades. A reabertura tem que ser feita com urgência.

PLANO PÓS-PANDEMIA — Cavalcante assinalou que as autoridades mandaram fechar o comércio sabendo que isso iria provocar demissão em massa. Por outro lado não deixaram de cobrar obrigações financeiras e todos têm que honrar com seus compromissos e impostos. O número de desempregados pode chegar a 100 mil somente em Teresina. Nesta terça-feira (26), Cavalcante esteve reunido com empresários de vários setores para tratar sobre o assunto e exigir dos governos estadual e municipal um plano para a reabertura do comércio.

DESCOBERTA DA VACINA — Valdeci Cavalcante falou ainda que os pesquisadores podem levar até dois anos para descobrir uma vacina contra o coronavírus. E nesse meio tempo o comércio vai permanecer fechado? As atividades produtivas continuarão paralisadas? Nesse caso, quem vai sustentar a população? Quem vai dar de comer às famílias dos desempregados? Afirmações de Valdeci Cavalcante durante o encontro empresarial. Ele falou diretamente ao governador do estado e ressaltou que a situação afeta o estado por inteiro.

Por Toni Rodrigues