Educação ambiental é aplicada em Centro Municipal de Educação Infantil

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Chico Xavier, localizado no bairro São Sebastião, zona Sudeste de Teresina, deu continuidade ao projeto de reciclagem ‘IDE 11 Horas’, em parceria com a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste II e com a Secretaria Municipal de Educação (Semec). Foram pintados pneus usados para serem utilizados como recipiente no plantio de mudas de flores da espécie conhecida como ‘onze-horas’.

O CMEI conta com 370 crianças matriculadas, que vão participar diretamente do projeto por meio dos cuidados diários com as flores, com um rodízio de alunos selecionados para os dias úteis, e os agentes de portaria cuidam nos fins de semana. O material advém da parceria entre Semec e SAAD Sudeste, esta última fornecedora dos pneus usados e areia vegetal para plantio das mudas.

O projeto é realizado com a mão de obra do agente de portaria Kelps Dias, também um dos idealizadores do projeto, e de toda a comunidade escolar, dentre administração, professores, zeladores, pais e alunos. Em breve ocorrerá a próxima etapa, com o plantio das mudas de onze-horas.

A diretora do CMEI, Cristiane Vieira, destaca a finalidade do projeto como revitalização e arborização do ambiente escolar, além de estimular uma cultura de reciclagem para todos os estudantes, funcionários da unidade de ensino e responsáveis legais. “Transformamos o que achamos que era lixo em um ambiente acolhedor, arborizado, restaurado para os alunos, professoras, colaboradores e comunidade escolar”, pontua a gestora.

Segundo Cristiane, o CMEI pretende tornar o projeto atividade regular da instituição, além de levar para outras escolas, de modo a aumentar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico de Teresina. O ICMS Ecológico está em conformidade com a Lei Estadual nº 5.813/2008, a qual premia e compensa em tributação os municípios piauienses que contribuem com a preservação do meio ambiente e renovação de recursos naturais.