A Escola Municipal Coronel Boa Vista, localizada no Povoado Fazendo Nova, zona Rural de Teresina, desenvolveu com os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental uma atividade de autorretrato. A tarefa foi feita na disciplina de artes e foi orientada pela professora Ana Maria Borges Batista.
A docente conta que a idealização e realização da atividade ocorreu através da metodologia OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo), que, neste mês, foi implementada na escola. “Foi trabalhado com os alunos o tema ‘Somos Humanos’, no qual eles tiveram que refletir sobre serem tão únicos e diferentes, bem como perguntar a si a seguinte questão: ‘você se conhece bem?’. A partir disso, cada estudante fez seu autorretrato”, explica.
Além de estimular o autoconhecimento, a atividade foi pensada como uma forma de estimular a criatividade dos discentes e auxiliar na definição da identidade deles, visto que o auto retrato dá a possibilidade de cada estudante reconhecer suas individualidades e características, valorizando seu modo de ser e estar no mundo.
“Conhecer a si é uma tarefa que requer muita reflexão e, por meio do autorretrato, os estudantes puderam responder à pergunta ‘Quem sou eu?’. Durante a atividade eu fui elogiando as artes, motivando os discentes e mostrando que cada pessoa tem características diferentes. No geral, todos os alunos gostaram da tarefa”, finaliza a professora Ana Maria.