A Rede Globo de Televisão deixará de exibir os jogos da Taça Libertadores da América, a principal competição do futebol sul-americano. Isso porque a emissora, que por anos deteve exclusividade para transmitir partidas do torneio na TV aberta do país, pediu rescisão contratual junto à Confederação Sul-Americana de Futebol – CONMEBOL ,entidade responsável pela negociação dos direitos de transmissão.
O atual contrato entre Globo e CONMEBOL iria até a edição 2022 da Taça Libertadores da América. Em nota, conforme divulgado pelo portal UOL, a emissora brasileira informa que tentou renegociar valores, uma vez que a pandemia da Covid-19 paralisou a competição no decorrer dos últimos meses. Com a negativa de sua então parceira, a emissora resolveu romper o contrato. Na verdade a Rede Globo tem perdido grandes patrocinadores depois que começou a atacar o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o que tem abatido a vida financeira da emissora de televisão.
Essa é a segunda perda recente da área de esportes da Rede Globo. Anteriormente, o canal rompeu acordo para transmitir jogos do Campeonato Estadual de Futebol do Rio de Janeiro. Segundo a cúpula da emissora, o acordo de exclusividade não foi respeitado quando o Flamengo, que não tinha contrato vigente com a empresa de mídia, resolveu fazer uso de Medida Provisória 984, assinada pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro, e transmitir em suas contas nas redes sociais uma partida. O Flamengo recebia em média R$ 500 mil da Rede Globo por jogo, com a transmissão pela internet viu esse valor ser multiplicado por quase dez vezes.
Jornalista editor do Mpiauí. Escritor, Poeta, Cronista, Contista. Titular da Cadeira 12 da Academia de Letras do Vale do Longá (sediada em Barras-PI), da Cadeira 29 de Academia de Letras da Região de Sete Cidades (sediada em Piracuruca-PI), e da Cadeira 03 da Academia Piauiense de Futebol (sediada em Teresina). É membro da União Brasileira de Escritores, apresentador da TV Nils e repórter da TV Tribuna do Nordeste.