Água Branca ganha 550 produtos ortopédicos do Ceir Móvel

Água Branca – 31 de outubro de 2011. Nesta segunda-feira o caminhão do Ceir Móvel realizou a primeira entrega dos produtos ortopédicos no interior do Piauí. São cerca de 550 peças entre órteses, próteses, calçados para pés diabéticos, cadeira de rodas, botas, coletes, andadores, dentre outros meios auxiliares de locomoção que foram entregues para a população de Água Branca, Hugo Napoleão, Lagoinha do Piauí, Olho D’água e Agricolândia.

 

A entrega dos produtos é a segunda fase da atuação do Ceir Móvel na região. No dia 04 de outubro, o Ceir Móvel esteve em Água Branca tirando as medidas e fazendo moldes das pessoas com deficiência física e\ou motora que necessitam de produto ortopédico. Após a autorização do SUS, as peça foram fabricadas na Oficina Ortopédica do Ceir.

Pela manhã a entrega dos produtos foi na sede do Centro de Referência em Saúde Prefeito Raimundo Matos em Água Branca. À tarde, a equipe visitou a cidade de Hugo Napoleão para efetivar a entrega para os pacientes do município.

Segundo a secretária municipal de saúde de Água Branca, Zayra Paiva, o objetivo do Ceir Móvel é evitar que as pessoas que já têm dificuldades de se locomover saiam de suas casas para receberem tratamento adequado na Oficina Ortopédica. “O Ceir que tem como principal objetivo, prevenir, tratar, educar, reabilitar e devolver qualidade de vida ao paciente, integrando-o à sociedade. Com o Ceir Móvel, a ampliação e a descentralização do atendimento aos deficientes físicos se torna uma realidade”, enfatiza
Na terça-feira (1) a equipe irá fazer a entrega para os pacientes dos municípios circunvizinhos de Lagoinha do Piauí, Agricolândia e Olho D’agua, cidades que também foram atendidas pelos serviços do Ceir Móvel nesta primeira etapa.

“Ainda aguardamos a autorização do SUS para a produção de outras 100 peças solicitadas por pacientes dessa região de Água Branca e, assim que tiver tudo certo, voltaremos para fazer a segunda entrega. Decidimos adiantar tudo o que já estava autorizado e produzido”, explica Raquel Brito, coordenadora do projeto.

O Ceir Móvel é um projeto do Centro Integrado de Reabilitação que descentraliza os serviços da Oficina Ortopédica e faz com que mais pessoas tenham acesso aos equipamentos ortopédicos fabricados no local.

Composto por um microônibus e um caminhão, o projeto também já realizou a primeira visita nas regiões de Piracuruca e de Paulistana, somando mais de 2 mil atendimentos. Os equipamentos para essas regiões estão em processo de produção ou aguardando autorização do SUS.

Nesta primeira etapa já estão programas visitas às regiões de Altos, Amarante, Batalha, Barras, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Cocal, Curimatá, Demerval Lobão, Esperantina, Elesbão Veloso, Fronteiras, Gilbués, Guadalupe, Itaueira, Jaicós, José de Freitas, Luís Correia, Luzilândia, Miguel Alves, Pedro II, Parnaíba, Picos, Regeneração, São Miguel do Tapuio, São João do Piauí, São Julião, São Gonçalo, São Pedro do Piauí, Simplício Mendes, Oeiras, Uruçuí, União e Valença.

Como ser beneficiado com os serviços gratuitos do Ceir Móvel:

Para solicitar próteses, órteses, calçado para pé diabético, muletas, cadeiras de rodas, andadores e outros meios auxiliares de locomoção é muito simples:

1º Passo – Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do PSF ou credenciado pelo SUS. Havendo indicação, ele vai preescrever, em formulário do SUS, o tipo de equipamento necessário.

2º Passo – Anexe à preescrição dada pelo médico cópia dos seguintes documentos:
a)      CPF e RG
b)      Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde)
c)       Comprovante de Residência com CEP
e)      Informe pelo menos um número de telefone para contato

3º Passo – Entregue toda a documentação na Secretaria de Saúde do seu município e informe-se sobre o dia e local em que o Ceir Móvel estará na sua região.