Governador se encontra com Dilma nesta segunda para tratar sobre seca

O governador Wilson Martins participa nesta segunda-feira (23) de uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff para tratar sobre a seca que assola o Estado. O encontro acontece em Aracaju (SE), e contará com a presença dos demais governadores do Nordeste e de ministros de áreas ligadas ao tema, como Ministério da Integração Nacional (MI) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Piauí, 83 municípios já decretaram situação de emergência por conta da estiagem.
 
“Conversei no início da semana com os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, sobre a possibilidade de termos um encontro com a presidenta Dilma para tratar sobre ações para redução dos prejuízos da maior seca que já tivemos”, disse o governador Wilson Martins, demonstrando preocupação também com a execução de ações de médio prazo para evitar complicações subsequentes relacionadas ao clima. “O ano que sucede um ano de seca, é sempre pior”, destacou.

 
O Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, aprovou plano no valor de R$ 15 milhões para execução de medidas emergenciais contra a seca no Piauí, como a aquisição de cestas básicas, carros-pipa, gás de cozinha e ração animal. Um plano de médio prazo, orçado em R$ 30 milhões, está sendo analisado pelo MI para a execução de obras voltadas para a segurança hídrica, como barraginhas e pequenas adutoras.
 
Durante a reunião de governadores, além de um  fazer relato sobre a rigidez da estiagem no Piauí, afetando cerca de 150 municípios, Wilson Martins deve reforçar o pedido de antecipação do pagamento do Seguro Garantia Safra para os produtores rurais que tiveram perdas por conta da estiagem. A solicitação já foi feita pelo governador ao MDA.