Hospital do Piauí usa método defendido por Bolsonaro e cura pessoas com Covid-19

O Hospital Regional Tibério Nunes, localizado na cidade de Floriano, 80 mil habitantes, situada no sul do Piauí, registra a cura de oito pacientes com Covid-19 a partir do uso de um coquetel composto por hidroxicloroquina, azitromicina e corticóidesDe acordo com publicação site de notícias Carta Piauí o novo método para enfrentamento da doença começa a ser preparado para aplicação em todo Brasil.

Os pacientes que deram entrada com sintomas em fases iniciais da doença na unidade hospitalar foram submetidos à aplicação do coquetel e segundo o oncologista Sabas Vieira, responderam de maneira rápida e positiva. Graças à evolução dos quadros clínicos eles não precisaram ser encaminhados para Unidade de Terapia Intensiva – UTI.

O tratamento segue protocolos definidos pela especialista Marina Bucar Barjud. A médica, que é coordenadora do Núcleo de Pesquisa Científica da Faculdade de Ensino Superior de Floriano – FAESF, aplicou o mesmo tratamento em cerca de 600 pacientes com o coronavírus em Madrid, Espanha, e obteve redução na taxa de mortalidade pela doença de 20% para 1,8%.

No Piauí, dois pacientes do Hospital Regional Tibério Nunes receberam alta após o tratamento e tem diagnóstico de cura do Covid-19, sendo eles uma mulher, de 31 anos e um homem, de 34. Os demais pacientes não foram identificados. De acordo com o diretor da unidade, Justino Moreira, o tratamento foi aplicado com base no protocolo adotado pela médica Marina Bucar Barjud.

A unidade de saúde possui 15 leitos clínicos e 10 leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19. De acordo com informações do portal do Governo do Estado do Piauí, o hospital é referência no sul do Estado e faz parte do Plano de Contingência do Governo para atender aos pacientes infectados com coronavírus.

(*) Feitosa Costa, Carta Piauí